quarta-feira, 28 de julho de 2010

Jogadores muçulmanos são autorizados a quebrar jejum do Ramadã na Alemanha

Das agências internacionais em Frankfurt, Alemanha

Os jogadores muçulmanos que atuam na Alemanha receberam autorização para interromper o jejum durante o mês sagrado do Ramadã. Nesta quarta-feira, autoridades ligadas ao futebol local e o Conselho Central Islâmico chegaram a um acordo sobre a questão.

No ano passado, o FSV Frankfurt criou polêmica ao ameaçar três de seus jogadores, seguidores do Islamismo. O clube da segunda divisão alemã advertiu os atletas de que havia uma cláusula contratual na qual estava proibido o jejum durante o Ramadã sem a permissão da diretoria.

O Conselho Central consultou o Al-Azhar, maior instituição teológica sobre o Islamismo, a respeito do assunto. O órgão entendeu que, se um jogador é obrigado a atuar sob contrato, como sua única fonte de renda, e precisa jogar durante o Ramadã, o jejum pode ser interrompido, caso o hábito prejudique o desempenho do atleta.

“O profissional muçulmano pode jejuar em dias sem partidas, continuando a prestar honra e respeito a Deus e ao mês sagrado do Ramadã. Manter o corpo saudável é um item importante no Islã”, disse Aiman Mazyek, secretário geral do Conselho Central Islâmico.

A decisão também foi comemorada pelo FSV Frankfurt. “Ficamos satisfeitos por uma decisão ter sido encontrada e que permita aos jogadores continuarem profissionalmente seu trabalho esportivo em alto nível e, com isso, viverem sua fé ao máximo”, comentou Bernd Riesig, diretor do clube.

Durante o mês sagrado do Ramadã, os muçulmanos não devem comer nem beber nada do nascer ao pôr-do-sol.

Nenhum comentário: