terça-feira, 13 de julho de 2010

FIFA decide em 2011 a divisão de vagas da Copa no Brasil

Gazeta Esportiva

Com o fim da Copa do Mundo da África do Sul, as grandes nações do futebol já começam a pensar na edição que será disputada no Brasil. A primeira grande dúvida refere-se ao número de vagas que cada continente terá no torneio, mas o presidente da FIFA, Joseph Blatter, avisa que só divulgará a divisão em 2011.

"A decisão de como distribuir os 31 lugares para a Copa de 2014 será adotada no momento oportuno. A palavra final será do Comitê Executivo, mas não agora. Vamos pensar nisso no próximo ano", afirmou, lembrando que o Brasil tem posto garantido por ser a sede.

Portanto, o número de vagas da América do Sul é justamente uma das dúvidas. Nas Eliminatórias Sul-americanas para 2010, cinco seleções garantiram classificação (quatro diretamente e uma na repescagem). Se a regra for mantida, a Conmebol poderá ter até seis equipes no Brasil, contando com os anfitriões.

Porém, a Concacaf (compreende Américas do Norte e Central) deseja aumentar seu espaço, assim como a África. Blatter, porém, só adianta que o desempenho nesta Copa de 2010 não será determinante para a decisão da FIFA.

"Os critérios serão diferentes, há outras coisas com influência. Todas as Copas devem constituir a universalidade do futebol no mundo", finalizou.

Nenhum comentário: