quarta-feira, 21 de julho de 2010

Jovem que perdeu o olho em briga de torcidas na Argentina receberá indenização

Das agências internacionais em Buenos Aires, Argentina

A justiça da Argentina condenou a Associação do Futebol Argentino (AFA) e o clube Defensa y Justicia a indenizar em cerca de US$ 70,8 mil um jovem que perdeu o olho esquerdo numa briga entre torcidas rivais, informou nesta quarta-feira uma fonte judicial.

A decisão da Câmara Civil beneficia Rodrigo Enrique Seisdedos, de 22 anos, que em setembro de 2006 envolveu-se num enfrentamento de torcidas durante uma partida de futebol da Primeira B Nacional, entre Defensa y Justicia e Ferro Carril Oeste.

Na ocasião, os torcedores visitantes, entre os quais estava Seisdedos, foram empurrados para que ingressassem rapidamente no estádio, pelo que ocorreram empurrões, gritos e “uma chuva de elementos contundentes (pedras e garrafas) que atingiram o rosto do pleiteante da ação”, cita a resolução judicial.

A vítima é descrita como “de condição socioeconômica humilde, empregado administrativo do governo da cidade de Buenos Aires e com uma filha menor de idade”.

Descartou-se a possibilidade de que a bala de borracha disparada pela polícia possa ter ocasionado o ferimento do rapaz, que foi diagnosticado pelos médicos como um traumatismo grave do olho esquerdo com surto ocular.

As juízas Beatriz Verón e Zulema Wilde imputaram a responsabilidade à AFA e ao clube por considerarem que “o espectador, ao adquirir sua entrada, pretende, como contraprestação, não somente assistir ao evento esportivo como também não sofrer eventuais danos”.

O documento adverte a respeito dos reiterados atos de violência em estádios de futebol do país. Os mais recentes se deram em março, quando em uma semana foram assassinados três torcedores, dois em Rosário (a 300 quilômetros ao norte da capital) e outro na província de Buenos Aires.

Segundo estatísticas da entidade não-governamental Salvemos al Fútbol, desde 1924, 241 pessoas morreram por causa da violência no futebol argentino.

Nenhum comentário: