segunda-feira, 26 de julho de 2010

F1: Ferrari manda, Massa abre e Alonso vence na Alemanha

Gazeta Esportiva

Exatamente um ano após quase morrer durante o treino classificatório do GP da Hungria, Felipe Massa tinha tudo para voltar em grande estilo às vitórias: com uma bela largada e segurando com habilidade os ataques de Fernando Alonso, o brasileiro liderou os primeiros dois terços do GP da Alemanha. Mas aí veio uma ordem da Ferrari...

"Fernando é mais rápido do que você. Pode confirmar que entendeu a mensagem?", questionou Rob Smedley, engenheiro de Felipe, pelo rádio, de forma bem pausada. Na volta 49, o brasileiro mostrou que sim, entendeu o recado e, na saída do hairpin, quase freou o carro para Alonso passar. Até então, o bicampeão, de fato, era um pouco mais rápido que ele, mas não foi capaz de efetuar a ultrapassagem.

Pouco depois do primeiro pit stop de ambos, Alonso já havia reclamado, sob a alegação de que o paulista estava mais lento na pista: "Isto é ridículo!". Massa ignorou e respondeu na pista, com volta rápida atrás de volta rápida. Fernando deu o troco e iniciou-se um belo duelo entre os dois, interrompido por uma marmelada semelhante à vista no GP da Áustria de 2002, quando Rubens Barrichello parou praticamente em cima de linha de chegada para Michael Schumacher vencer.

Com o resultado, o espanhol chega aos 123 pontos, se inserindo novamente na luta pelo título. Terceiro colocado neste domingo, Sebastian Vettel tem 136, o mesmo número de seu parceiro de Red Bull, Mark Webber, o sexto - o australiano leva vantagem por ter uma vitória no campeonato. A liderança do campeonato segue com Lewis Hamilton, quarto em Hockenheim, com 157. Jenson Button, que foi o quinto, tem 143 e ainda é o vice-líder.

No lugar em que venceu pela primeira vez na Fórmula 1, há dez anos, Rubens Barrichello fez uma corrida ruim: após perder três posições na largada, ele não se recuperou e foi apenas o 12º colocado. Bruno Senna, por sua vez, apareceu em 19º e último, enquanto Lucas di Grassi abandonou.

Confira o resultado do GP da Alemanha:

1º Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 67 voltas
2º Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 4s1
3º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 5s1
4º Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 26s8
5º Jenson Button (ING/McLaren) - a 29s4
6º Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 43s6
7º Robert Kubica (POL/Renault) - a uma volta
8º Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a uma volta
9º Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a uma volta
10º Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a uma volta
11º Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a uma volta
12º Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a uma volta
13º Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - a uma volta
14º Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - a uma volta
15º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a uma volta
16º Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a duas voltas
17º Adrian Sutil (ALE/Force India) - a duas voltas
18º Timo Glock (ALE/Virgin) - a três voltas
19º Bruno Senna (BRA/Hispania) - a três voltas

Abandonaram:

Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
Lucas Di Grassi (BRA/Virgin)
Sakon Yamamoto (JAP/Hispania)
Jarno Trulli (ITA/Lotus)
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)

Nenhum comentário: