quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Velocidade: Motociclista francês é encontrado morto no Dakar

Gazeta Esportiva

A primeira edição do Rally Dakar disputada na América do Sul conheceu uma tragédia logo em seu quinto dia de disputas. Na madrugada de terça para quarta-feira, o piloto francês Pascal Terry foi encontrado morto na província de La Pampa, na Argentina.

Terry, de 49 anos, disputava pela primeira vez o Dakar na categoria motos após ter estreado na competição sobre quatro rodas ao lado do conterrâneo Pascal Gilbert. Depois de figurar na 163ª posição na abertura do tradicional evento, ele estava desaparecido desde a segunda etapa, disputada no domingo.

De acordo com um comunicado divulgado pelos organizadores nesta quarta, o corpo do europeu foi encontrado em “uma zona de difícil acesso e de densa vegetação”. Ele estava sem capacete e tinha comida e água ao seu alcance.

Ainda não se sabe as causas que levaram o corredor que pilotava uma Yamaha da equipe MD Rallie Sport a falecer, mas imagina-se que há relação com as pancadas sofridas após uma queda.

Conhecido também como o “Rali da Morte”, o Dakar conheceu nesta quarta com Terry o 26º competidor que perde a vida durante a disputa da prova, tradicionalmente realizada na África, mas que acabou transferida para Argentina e Chile. Isso aconteceu devido a ameaças terroristas na Mauritânia que causaram o cancelamento da edição 2008 do evento.

Em 2007, dois incidentes fatais marcaram a realização do Dakar, com as mortes do sul-africano Elmer Symons e do francês Eric Aubijoux. Levando-se em conta todas as tragédias que já envolveram a corrida, 52 pessoas vieram a falecer, somando-se o número de pilotos aos de, por exemplo, espectadores e jornalistas.

Nenhum comentário: