quinta-feira, 8 de abril de 2010

Agora é Oficial : A volta da Copa do Nordeste

Bruno Vasconcelos, do Diário de Natal

Agora é oficial: A Copa do Nordeste está de volta. A Confederação Brasileira de Futebol e a Liga dos Clubes do Futebol do Nordeste (LCFN) chegaram a um acordo na tarde desta quinta-feira (8) e definiram que entre os meses de junho e novembro, 16 clubes nordestinos se enfrentaram na competição que foi disputada pela última vez no ano de 2003. O Rio Grande do Norte terá como representantes ABC e América. Eles se juntam a três representantes da Bahia, três de Pernambuco, dois da Paraíba, dois do Ceará, dois de Alagoas e dois de Sergipe.

Os 16 times fundadores da competição abriram mão da indenização de aproximadamente R$ 25 milhões que vinha sendo cobrada da CBF na justiça devido o cancelamento da competição em 2003. Em troca, os clubes receberam o direito de organizar o campeonato por três anos através de uma empresa promotora de eventos esportivos, a Top Esportes.

O presidente da Federação Norte Rio Grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, participou da assinatura do documento que oficializou a Copa do Nordeste,no Rio de Janeiro, representando as federações de futebol dos estados nordestinos. Apesar de não ter muitos detalhes sobre a forma de disputa da competição, Vanildo explica que a Copa do Nordeste irá iniciar em Junho, durante a Copa do Mundo de Futebol. “Essa data é boa porque garante a continuidade das atividades dos clubes daqui (ABC e América) e dá opção aos torcedores, que durante a Copa do Mundo só têm jogos pela televisão”, disse o presidente da FNF. Após o mundial, a Copa do Nordeste utilizará as datas da Copa Sul-americana, até o mês de novembro e terá transmissão.

Quando o retorno da Copa do Nordeste foi ventilada, em fevereiro deste ano, o presidente da LCFN, Eduardo Rocha, afirmou que cada clube participante receberia da empresa promotora da Copa do Nordeste, um adiantamento de R$ 150 mil da cotas de comercialização. As 16 equipes da Copa do Nordeste se enfrentarão entre eles em turno único. Os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais. Os dois vitoriosos fazem a grande final.

Nenhum comentário: