sexta-feira, 9 de abril de 2010

Santa Cruz lança TV por visibilidade

Máquina do Esporte

"Vamos superar os outros dois grandes de Pernambuco em visibilidade". Esse é o objetivo de Sérgio Travassos, dono da Travassos Projetos em Desporto, responsável pelo marketing do Santa Cruz - enquanto Náutico e Sport estão na segunda divisão nacional, a equipe tricolor disputará a Série D. Para atingi-lo, criou a TV Coral em parceria com a produtora Canal + Comunicação. A proposta, contudo, esbarra em um problema já enfrentado por outros grandes clubes que decidiram administrar uma emissora de televisão própria: tornar a ideia sustentável.

No Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, Flamengo e Internacional, respectivamente, apostaram na fórmula de TV virtual, restrita aos navegadores de internet. O projeto dos pernambucanos, entretanto, é mais ambicioso. Além da transmissão online, a TV Coral vai ao ar no canal 14 da NET aos domingos, às 10h, e às segundas e quintas, às 19h. Está na programação do veículo de comunicação móvel BusTV, comum nos ônibus públicos, e pretende, em abril, entrar no canal 29 da operadora Cabo Mais.

O próximo passo é a rede aberta, mas para isso os desenvolvedores precisam buscar fontes de renda. "Estamos mostrando a cara para ir atrás de patrocinadores", explica Geraldo Pantera, sócio da Canal + Comunicação. "A convergência de mídias é uma aposta muito forte". O empresário admite, contudo, que tem bancado o projeto com dinheiro próprio, pelo menos enquanto estiver no início e não concretizar nenhum patrocínio.

Na busca por aporte financeiro, a produtora deve oferecer inserções na programação, nos moldes de oferecimento ou chamadas especiais, e ações de merchandising diversas, como realização de gravações em camarotes de patrocinadores da equipe ou campanhas para a escolha da torcedora mais bela. "Estamos fazendo remodelagens, testando novas idéias", diz Pantera.

Em relação ao conteúdo produzido por outros clubes, a TV Coral possui um diferencial interessante. A equipe do Santa Cruz cobre os assuntos diretamente ligados ao clube, como resultados e entrevistas exclusivas com jogadores, mas também busca materiais de interesse público, como matérias de comportamento.

A ideia é manter a visibilidade do time mesmo após o fim do Campeonato Pernambucano, quando há mais destaque na imprensa. "É uma forma de compensar nossos patrocinadores expondo a marca deles em outros meios", explica Travassos. Depois do torneio estadual, o Santa Cruz disputará a quarta divisão do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: