sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Crise financeira pode impedir Barcelona-ESP de abrir filial nos EUA

A crise financeira mundial vem atrapalhando os planos do Barcelona de montar uma franquia para disputar a liga de futebol dos Estados Unidos (Major League Soccer, em inglês), admitiu hoje o diretor-geral do clube catalão, Joan Olivé.

"Queremos entrar na liga, mas desde que não haja um risco financeiro. Diante da situação atual da economia americana, a probabilidade de não entrarmos no país é agora mais alta que antes", ressaltou Olivé.

Embora tenha explicado que seguem as negociações para entrar na MLS a partir de 2010, o diretor-geral do clube assegurou que o Barça avaliará "com cautela" a idéia.

"Não podemos criar uma equipe para investir sem ter certeza de que a estrutura financeira por trás é suficientemente sólida. Ainda temos tempo de abandonar o projeto se for oportuno", afirmou.

A equipe espanhola teria sede em Miami e contaria com o apoio do empresário boliviano Marcelo Claure, proprietário da empresa de telefonia celular Brightstar.

O clube Catalão já teria assegurado pelo menos 30% do valor necessário para entrar na liga. Segundo Olivé, o clube não gastará nada, fornecendo apenas sua marca e profissionais.

"Colocaremos as pessoas, o treinador, o secretário técnico e os jogadores. Tudo isto está escrito e será responsabilidade do Barcelona", explicou o diretor-geral ao anunciar os planos do clube, ainda em outubro.

Nenhum comentário: