sábado, 28 de fevereiro de 2009

Fifa veta cartão laranja, mas dá aval para 4 auxiliares

Os membros do IFAB (International FA Board), comitê que reúne quatro integrantes da Fifa e outros quatro da Associação Britânica de Futebol para definir possíveis mudanças na regra, decidiram neste sábado vetar o uso do cartão laranja nas partidas de futebol.


Em reunião realizada em Newcastle, Reino Unido, os especialistas optaram por encerrar as conversas sobre a possibilidade de inserir no futebol o "sin bin", método já usado em outras modalidades como o rúgbi para expulsar jogadores de campo temporariamente durante um jogo.


Outra alteração analisada e não aprovada foi o aumento do intervalo entre os dois tempos de uma partida para 20 minutos. O período continuará sendo de 15 minutos.


O IFAB aceitou, porém, dar sequência aos testes para avaliar a presença de mais auxiliares em campo, deixados perto da área para detectar lances de falta ou simulações.


As primeiras experiências foram feitas nas eliminatórias para o Campeonato Europeu sub-19, em novembro e dezembro passados. Agora, os ensaios com quatro bandeirinhas serão realizados em ligas profissionais.


Em relação ao aumento no número de substituições de cada time por jogo de três para quatro, em caso de prorrogações, o IFAB não se pronunciou, deixando a decisão a cargo dos comitês responsáveis da Fifa.


Em relação ao aumento no número de substituições de cada time por jogo de três para quatro, em caso de prorrogações, o IBAF não se pronunciou, deixando a decisão a cargo dos comitês responsáveis da Fifa.


Sobre a permanência de treinadores na área técnica, o IFAB afirmou que os profissionais poderão ficar no local à beira do gramado sem precisar retornar ao banco se tiverem comportamento “responsável”.


Em março de 2010, o IFAB volta a se reunir, em Zurique, na Suíça, para discutir novas propostas para mudança de regras.

Nenhum comentário: