segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Ypiranga volta a vencer no sertão

Redação

Ontem à tarde, o Ypiranga foi até o sertão pernambucano, enfrentar a sempre forte equipe do Serrano, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Pernambucano de Futebol 2009.

Pelos lados do Jumento de Aço, a expectativa era bem menor do que pelos lados da Máquina do Interior, já que o time do agreste estreava um novo técnico, Marcelos Almeida e um novo preparador físico, Valmir Sabino, que participou da campanha vitoriosa no acesso do Ypiranga para a elite do futebol estadual em 2004.

O jogo começou em alta tensão, e em apenas 32’’ de jogo, Júnior Xuxa encontrou um buraco no gramado e caiu se retorcendo de dor, foi removido de maca, mas depois voltou sem problemas, é a famosa “água milagrosa” que os massagistas sempre têm consigo.

Aos 2’, Piu, atleta estreante da tarde, armou uma boa trama com Joãozinho, que tocou para Júnior Xuxa, este deu um passe milimétrico para Assis, que aos 3’, tocou para as redes, fazendo o primeiro gol da tarde, 0 x 1. Após o gol, algumas vaias da torcida de Serra Talhada para o próprio time foram ecoadas em sinal de protesto.

Depois do gol, o Ypiranga relaxou e deixou o Serrano comandar o jogo nos próximos minutos, usando apenas de contra ataques, para lembrar ao arqueiro Maicon que ainda estava no jogo, cobranças de tiros esquinados e faltas na meia cancha eram o máximo perigo que os sertanejos sofriam dos agrestinos.

Como as bolas paradas ditavam o ritmo da partida, foi em uma bola parada, que Paulinho, belo jogador, cobrou uma falta que encobriu a barreira e não deu chances ao goleiro Geday, 1 x 1.

Após o empate, o mandante continuou dominando as ações da partida, no lado dos visitantes, o bom volante Jair, que voltara ao time após algumas partidas na reserva, não estava desempenhando uma das suas melhores apresentações, talvez por falta de ritmo de jogo ou mesmo por conta do Sol calcicante que se abatia sobre a cidade de Serra Talhada.

Romarinho travava uma boa briga com a defensiva serranista, às vezes levando sorte, às vezes não, mas o torcedor, que também sofria e muito com o calor, viu uma boa primeira etapa de futebol.


No segundo tempo, logo aos 4', Diego, que entrara ainda no primeiro, no lugar de Antônio Carlos, armou uma bela jogada com Didiu, que também entrou no primeiro, no lugar de Wescley, e quase decretam o vira-vira sertanejo, mas Geday, batido, teve sorte e viu concluírem a jogada para fora. Na jogada seguinte, Júnior Xuxa avança com a bola, bate e também perde o gol.

Bruno comete um pênalti, mas o senhor Emerson Batista faz vistas grossas, aliás, Bruno não estava em uma boa tarde, tendo que algumas vezes se deslocar até o lado direito para tocar o couro com frequência.

Em uma boa jogada, Joãozinho, destaque vespertino, avança com a bola, chamando-a de você, toca precisamente para o gol, no rebote, Piu bate com veneno dentro da pequena área e marca o seu primeiro gol com a camisa Alviazulina, 1 x 2.

Após o gol Assis e Romarinho (ou melhor, Jefferson, como pede o técnico do Ypiranga para ser chamado o atleta), seguem dando trabalho, e apenas 2’ após o 2º, veio o terceiro, em um chute indefensável de Assis para as redes sertanejas, após rebote de um disparo ao gol de Joãozinho, 1 x 3.

Novamente veio o lampejo de desatenção após os três tentos do Ypiranga, deixando o Serrano atacar com assiduidade, Júnior Xuxa, por exemplo, perde a bola algumas vezes, armando contra ataques perigosos.

Assis faz uma boa partida, mas é substituído, dando lugar ao “Incendiário da Etapa Final”, Juninho Borracha, que entra muito bem no jogo se movimentando com versatilidade, aparecendo em diversos setores do campo.

Um detalhe negativo que merece atenção nessa resenha, é que ultimamente o Ypiranga vem tendo jogadores expulsos em vários jogos, dessa vez não foi diferente. Mesmo na falta de Luis Eduardo “O Gênio Incompreendido” (isso porque só ele entende as suas idéias brilhantes, que lhe renderam as expulsões), o jovem Carlos, que entrara no lugar de Jefferson Romarinho, inventou de “ajudar” o sistema defensivo e foi expulso cometendo um pênalti.

Ao contrário do que fazem alguns ao execrarem o jovem atleta, ontem à tarde, dizendo ser burrice de atacante, ou falta de recursos técnicos, eu o defenderei, pois falta o cacoete do jogador da posição, do mesmo jeito que um zagueiro nem sempre é um exímio finalizador, o atacante não tem obrigação de ser um grande defensor, o pênalti ele cometeu, mas não é nenhum monstro que deva receber o exílio da sociedade, é apenas um jovem jogador, que tem ainda deverá ter muitas orientações e experiências.

Até porque, os mesmos que “descem o sarrafo” no jovem Carlos, só o veem atuar em dias de jogo, não frequentam os treinos para acompanhar o seu desempenho.
Na cobrança, novamente Paulinho bate sem chances para Geday e marca o segundo do Jumento de Aço do Sertão, dando números finais à partida, Serrano 2 x 3 Ypiranga.

O Serrano ainda teve um jogador expulso, nos instantes finais, mas na cobrança de falta, o Ypiranga desperdiçou a chance de marcar o quarto.


O Serrano foi a campo de: Maicon; Barbosa, Alex Costa, Anderson e Paulinho Potiguar; Marcondes, Nal, Antônio Carlos (Diego) e Uesclei (Didil); Fabian e Sandro.
Téc. : Erasmo Forte

O Ypiranga foi a campo e venceu de: Geday; Bruno, Lima, Maurício e Joãozinho; Jair (Tiago), Piu, Júlio César e Júnior Xuxa; Romarinho (Carlos) e Assis (Juninho Borracha).
Téc. : Marcelos Almeida.


Cartão Amarelo:
Ypiranga: Carlos.

Cartões Vermelhos:
Serrano: Wanderson.
Ypiranga: Carlos.

Árbitro: Emerson Batista.
Auxiliares: Pedro Wanderley e Wlademir Lins.
4º árbitro: Saulo Teodózio.

Público pagante: 47
Renda: R$ 235,00

Preliminar: Campeonato Pernambucano de Juniores – Serrano 2 x 2 Ypiranga.

Nenhum comentário: