sábado, 28 de fevereiro de 2009

NBA: Morrem dois antigos ídolos do Chicago Bulls

Redação e agências nacionais

O Chicago Bulls perdeu em um dia dois antigos ídolos. Um dos jogadores mais populares da história da franquia da NBA, Norm Van Lier, 61 anos, foi encontrado morto na última quinta-feira em seu apartamento, em Chicago, nos Estados Unidos, por bombeiros. Já o ex-técnico Johnny Kerr, que sofria de câncer na próstata, morreu em sua casa, aos 76 anos, no mesmo dia.

Van Lier, destaque nos anos 60 e 70, não foi a seu trabalho, de comentarista de televisão em jogos de basquete. Empregados da companhia foram a seu apartamento e, ao não obterem resposta, chamaram a polícia e os bombeiros, que acharam o ex-jogador morto.

Tanto o departamento de bombeiros de Chicago como o médico legista disseram que, até o momento, se desconhece a causa da morte.

O dono do Bulls, Jerry Reinsdorf, logo após saber da morte de Van Lier, se pronunciou rapidamente sobre o caso e, em comunicado, destacou a figura do jogador que, ao lado de Jerry Sloan, formou uma das melhores duplas defensivas na história da NBA.

O comissário da NBA, David Stern, em comunicado oficial, definiu Van Lier como um dos jogadores mais completos e com caráter que o basquete profissional americano já havia tido.

Já Johnny Kerr, natural de Chicago, foi o primeiro treinador dos Bulls e recebeu o título de melhor do ano na temporada de 1966/1967, após levar a equipe estreante à fase final do torneio.

Em 10 de fevereiro, os Bulls inauguraram uma estátua de Kerr em seu ginásio, United Center, onde também existe uma de Michael Jordan.

Na ocasião, Jordan e Scott Pippen, ídolos dos Bulls nos anos 90, estiveram presentes, enquanto o presidente americano, Barack Obama, e o comissário da NBA, David Stern, enviaram mensagens gravadas.

Kerr jogou 12 anos na NBA de 1954 até a 1966 e detém a marca de 844 partidas consecutivas disputadas, um recorde na liga americana.

Nenhum comentário: