quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Gigante africano do basquete será operado para parar de crescer

UOL

Há dois meses, o time espanhol de basquete DKV Joventut trazia da África um jovem de apenas 15 anos, que chamou a atenção pela sua altura de 2,24 m. O congolês Bienvenu Letuni (precisa dizer qual deles é o congolês na foto?) é tão alto que precisará ser operado para interromper seu crescimento.

Como já previam os médicos que lhe analisaram em sua primeira visita à Espanha, Letuni terá que passar por uma cirurgia para retirar um tumor de uma zona do cérebro relacionada à glândula hipófise, responsável por liberar os hormônios do crescimento. O objetivo é solucionar seu problema de gigantismo.

A cirurgia será realizada em meados de janeiro. Quando estiver totalmente recuperado, o gigante africano, que tem apenas quatro centímetros a menos que o chinês Yao Ming, poderá começar a jogar pelas categorias de base do DKV Joventut.

O jogador veio da selva do Congo e foi parar no basquete por um conselho do pai. Após 250 km de viagem à capital do país, ele conseguiu uma vaga para jogar no Onatra, mesmo time em que atuou Dikembe Mutombo, lenda da NBA. A partir daí, atraiu interesse de olheiros e conseguiu testes no basquete espanhol.

Nenhum comentário: