quarta-feira, 3 de março de 2010

Agora deu! Palavrões são proibidos no Estadual da Paraíba

Futebol Interior

Os torcedores que se sentirem ofendidos por palavrões ou gestos obscenos praticados por outros torcedores nos estádios de futebol da Paraíba podem acionar a Polícia Militar (PM) e exigir a retirada do agressor do local. É o que prevê o artigo 22 do regulamento do Campeonato Paraibano de 2010, que os torcedores dos maiores times do Estado estão chamando de "lei pimenta na boca".

Com o objetivo de tornar os estádios de futebol da Paraíba ambientes saudáveis e seguros, diz o regulamento do Estadual, "será proibida a prática de atos violentos, imorais e ofensivos (palavrões e gestos obscenos)". O regulamento também proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas e a venda de produtos em garrafas, latas ou objetos afins que ofereçam risco aos torcedores e ao público em geral.

O diretor técnico da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), Douglas Gomes, disse nesta quarta-feira que a entidade não tem como fiscalizar o regulamento e que cabe aos torcedores que se sentirem ofendidos acionarem a PM e exigirem a retirada dos agressores dos estádios.

Segundo Gomes, a polêmica determinação ganhou repercussão depois que um tenente da PM, da cidade de Patos (a 300 quilômetros da capital João Pessoa), decidiu aplicar na prática o que diz o regulamento.

Por enquanto, segundo o procurador do Cidadão de João Pessoa, Valberto Lira, a medida é educativa. Segundo ele, o Ministério Público fará um trabalho de conscientização para evitar que os torcedores evitem os gestos obscenos e palavrões.

Nenhum comentário: