quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Aos 17 anos, britânico se torna mais jovem a velejar o mundo sozinho

Com agências internacionais

Um britânico de 17 anos se tornou nesta quinta-feira, depois de passar nove meses no mar, a pessoa mais jovem a dar a volta ao mundo velejando solo.

Mike Perham sofreu quedas e danos em seu iate durante a viagem de 38.700 km, e o adolescente de Hertfordshire, sul da Inglaterra, disse que não vê a hora de "fazer uma boa refeição e passar uma noite muito bem dormida."

Menos de 250 pessoas já deram a volta ao mundo sozinhas em um barco a vela. O recorde de Perham já estará em risco, no entanto, se uma garota holandesa de 13 anos conseguir convencer um tribunal a permitir que ela parta.

Em 2007, Perham, que começou a velejar aos 7 anos de idade, se tornou a pessoa mais jovem a atravessar o Atlântico num veleiro. Tinha 14 anos.

Ele iniciou a viagem em 18 de novembro do ano passado e completou 17 anos quando estava no sul do Oceano Índico.

No início do percurso, enfrentou problemas técnicos com seu iate Open 50, o TotallyMoney.com, e foi obrigado a fazer reparos em vários portos, incluindo Portugal, Canárias, Cidade do Cabo, Tasmânia e Auckland.

Por essa razão, o Guinness Book de Recordes Mundiais considerou que seu recorde foi obtido "com ajuda".

O mau tempo e o início do inverno o obrigaram a passar pelo Canal do Panamá em lugar de dar a volta pelo cabo Horn, na ponta sul da América do Sul.

Perham disse que nunca duvidou que conseguiria completar o percurso, mas que houve momentos em que questionou o que estava fazendo.

No mês passado o americano Zac Sunderland foi o mais jovem antes de Perham a concluir uma viagem semelhante, mas o Guinness não reconheceu sua façanha.

Craig Glenday, editor chefe do Guinness, descreveu a conquista mais recente de Mike Perham como heróica.

Nenhum comentário: