domingo, 2 de agosto de 2009

Gol mais bonito de Pelé completa 50 anos

Adaptado de agências nacionais

Há 50 anos, o estádio do modesto e tradicional Juventus-SP recebeu o maior público da sua história. A se julgar pelos relatos, a estádio da Rua Javari deixou Maracanã, Wembley e outros palcos sagrados do futebol bem para trás em 2 de agosto de 1959. Afinal, não é difícil encontrar alguém nas ruas do bairro da Mooca que não tenha sua versão para o fato marcante daquele dia: o gol mais bonito da carreira de Pelé, segundo ele próprio.

Era um domingo à tarde, e o Santos enfrentava o Juventus pelo Campeonato Paulista de 1959 no estádio Conde Rodolfo Crespi - nome oficial da Javari. O Peixe vencia a partida por 3 x 0, mas a torcida juventina insistia em pegar no pé do camisa dez alvinegro e tentavam irritá-lo com vaias insistentes, por sua atuação nada modesta até então. Foi quando Pelé teve a oportunidade de calar quem o criticava.

No lance histórico, Pelé recebeu de Dorval e se livrou da marcação de Julinho. Em seguida, deu três chapéus: a primeira 'vítima' foi Homero; em seguida, Clóvis foi driblado; e, por último, o goleiro Mão de Onça ficou sem ação.

Com o gol livre à frente, o Rei tocou de cabeça para as redes e fez seu terceiro na partida. Nascia a célebre comemoração do 'soco no ar', como uma resposta a quem o vaiava com insistência. Logo as críticas se tornaram aplausos.

Apesar da beleza do lance, as imagens da jogada se perderam no tempo. Com base na lembrança dos 'quase 100 mil' torcedores presentes na rua Javari naquele dia, o lance foi reproduzido em computação gráfica e fez parte do documentário Pelé Eterno, diga-se de passagem um filme indicado para os amantes do futebol independente do time de coração.

Como homenagem ao Atleta do Século, o Juventus inaugurou um busto de Pelé logo na entrada do estádio da rua Javari. Na cerimônia, realizada em 2006, mais uma vez a Mooca viu um grande público se concentrar no local para ver o Rei, que compareceu à festa e relembrou o célebre lance.

Talvez o público que acompanhou a nova visita do ex-santista à Javari tenha sido um pouco menor do que o registrado em 1959, mas foi o suficiente para lotar as dependências do clube grená - tanto de fãs como de equipes de jornalistas e personalidades.

Em meio a um grande tumulto, Pelé chegou ao estádio com cerca de meia hora de atraso. Ele deu o pontapé inicial para uma partida entre uma equipe de masters do Juventus e outra formada por ex-jogadores famosos.

Era uma terça-feira pela manhã, horário nada convencional para um jogo de futebol e para o público prestigiar uma partida. Entretanto, o pequeno estádio voltou a respirar seus dias de glória. Na verdade, foi outro dia para entrar na história da folclórica Javari, palco de jogos do Juventus e lembranças marcantes.

Nenhum comentário: