segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Três alpinistas belgas morrem durante escalada no Peru

Das agências internacionais

Três jovens alpinistas belgas morreram ao cair em um abismo próximo ao monte Tocllaraju, na região peruana de Áncash, segundo veículos de imprensa da capital peruana, Lima.

A Polícia Nacional de Áncash identificou os três belgas mortos no acidente, que foi reportado neste domingo, como Ann Houttekviet, de 22 anos; Koen de Bacher, de 26; e Hans Marien, de 20, segundo a agência oficial Andina.

"No início, houve a esperança de que estivessem apenas feridos, mas infelizmente já tinham falecido", disse o diretor do Centro de Estudos de Alta Montanha de Huaraz, Edson Ramírez.

Ramírez também informou que as autoridades suspenderam as buscas por um alpinista japonês e seu guia, de nacionalidade peruana, que caíram no último dia 25 em uma rachadura do monte Huascarán, o mais alto do Peru.

Na quinta-feira passada, o alpinista argentino Daniel Enrique Montón, de 30 anos, morreu depois de chegar ao topo do monte La Esfinge junto com outros três compatriotas.

O cume do monte Tocllaraju fica a 6.034 metros acima do nível do mar e faz parte da cadeia de picos nevados da Cordilheira Branca, uma das preferidas pelos alpinistas de todo o mundo nesta época do ano.

Nenhum comentário: