segunda-feira, 3 de agosto de 2009

F1: Nelsinho Piquet está fora da Renault, Nelson Piquet pode adquirir a BMW Sauber

Redação e agências nacionais

De acordo com a imprensa europeia, Nelsinho Piquet pode ter uma vaga na Fórmula 1 em 2010. Demitido da Renault, o filho do tricampeão mundial pode correr em uma equipe a ser montada pelo pai.

Em parceria com a Super Nova, Piquet pode comprar o espólio da BMW Sauber, que já anunciou que não irá seguir na categoria no próximo ano.

Na GP2, categoria de acesso à F1, o tricampeão mundial já tem uma escuderia. No Twitter, Nelsinho aumentou ainda mais a especulação sobre o pai e a escuderia da F1.

"Pessoal alimentou aí boatos sobre a BMW e tal... só queria dizer que gosto do nome Piquet F1. Que acham?", brincou o piloto.

Detentor de 20% da equipe BMW, Peter Sauber pretende que a escuderia tenha um caminho parecido com o da Honda. Na ocasião, Nick Fry e Ross Brawn costuraram um acordo que permitiram a manutenção da equipe, sem a montadora, com a marca de Brawn GP.

Entre 1975 e 1982, um outro brasileiro campeão da Fórmula 1 dirigiu uma equipe na cartegoria. O bicampeão Emerson Fittipaldi esteve à frente da Copersucar durante as 119 corridas realizadas.

Já Pedro Paulo Diniz era sócio da equipe Prost durante o ano de 2001.

Mais detalhes sobre a saída de Nelsinho da Renault

Em comunicado em seu site oficial, o piloto brasileiro filho de Nelson Piquet, revelou a decisão da equipe e não escondeu seu desapontamento.

“Recebi uma comunicação da equipe Renault F1 referente à sua decisão de me impedir de continuar sendo um de seus pilotos na atual temporada de F1. Não quero deixar de agradecer àquele pequeno grupo que me deu apoio e trabalhou diretamente comigo na Renault F1, mas, obviamente, fiquei bastante desapontado ao receber esta notícia. No entanto, sinto também uma sensação de alivio por ter chegado ao fim do pior período da minha carreira”, disse Nelsinho, que agora vai recomeçar sua trajetória, Piquet não economizou criticas à Flávio Briatore, dono da equipe.

“Poderei, agora, recomeçar o desafio de colocar minha carreira de volta no caminho certo, e recuperar a minha reputação de piloto rápido e vencedor. Eu sempre soube trabalhar em equipe e existem dezenas de pessoas com quem trabalhei em minha carreira e que podem atestar meu caráter e talento, exceto, infelizmente, a pessoa que teve mais influência sobre a minha carreira na Fórmula 1”, em seguida, continua chamando Briatore de carrasco.

“Eu sempre acreditei que ter um manager seria fazer parte de uma equipe e que teria nele um parceiro. Um manager deve encorajar, apoiar e fornecer oportunidades. No meu caso foi o contrário, Flávio Briatore foi o meu carrasco”.

A próxima etapa da Fórmula 1 acontecerá no próximo dia 23 de agosto, em Valencia, na Espanha e Nelsinho já não estará ao lado de Fernando Alonso, o outro piloto da equipe, no lugar do brasileiro, estará o franco-suíço Romain Grosjean, de 23 anos, Romain trabalha como piloto de testes da Renault. É o principal reserva da equipe nesta temporada. Grosjean faz parte do programa de desenvolvimento da marca francesa desde 2004.

Nenhum comentário: