quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Há 25 anos Joaquim Cruz conquistava o Ouro Olímpico

Redação e agências nacionais

Nesta quinta-feira, 06 de agosto, o Brasil comemora os 25 anos da conquista de Joaquim Cruz, vencedor da prova dos 800 metros nas Olimpíadas de 1984.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBat) enviaram felicitações ao campeão olímpico Joaquim Cruz pelo 25º aniversário da conquista do ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, explicou o motivo da homenagem resaltando que: "Além do feito histórico para o esporte brasileiro, Joaquim Cruz é um exemplo a ser seguido por todas as gerações de atletas, dentro e fora das pistas. O fato de o COB ter escolhido o Joaquim Cruz para acender a pira dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 é uma demonstração do nosso reconhecimento ao que ele representa para o esporte brasileiro".

Para o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, a conquista de Joaquim em Los Angeles é um dos marcos da história do atletismo nacional: "Ao vencer os 800 m, ele deu ao Brasil seu primeiro título olímpico em provas de pista. Além disso, superou o recordista mundial Sebastian Coe", relembrou.

Atualmente, aos 46 anos de idade, Joaquim Cruz trabalha com dois atletas além da equipe paraolímpica americana de atletismo. Ele fala das dificuldades enfrentadas para conseguir a medalha, 25 anos atrás: "É difícil falar na medalha de ouro sem antes pensar em tudo o que aconteceu na minha vida. Se não fosse a decisão da minha mãe se mudar sozinha de Corrente, no Piauí, para Brasília com seis filhos, dificilmente eu teria me tornado um atleta. Em Brasília pude estudar no SESI, onde conheci meu primeiro treinador. Isso mudou o meu destino", relembra emocionado.

"Fico feliz de ter vivido as principais mudanças no atletismo. Participei do primeiro meeting no Brasil, em 1985, realizado em São Paulo. Sou de uma época em que não havia pistas em condições de receber provas internacionais. Hoje essa realidade mudou, para melhor", elogia o heroi nacional.

O campeão olímpico critica a postura de alguns atletas de hoje em dia, e cita o nadador Cesar Cielo como exemplo a ser seguido: "Hoje percebo que muitos atletas priorizam a parte financeira e se esquecem de competir. O atleta precisa demonstrar essa vontade de melhorar a cada dia. Vejam o Cesar Cielo. É legal ver um brasileiro liderando uma prova tão disputada como os 100 m e os 50 m da natação. A maior preocupação de um atleta deve ser se aprimorar e competir", afirma.

Mas hoje o dia não é de celebrar o nosso querido nadador Cesar Cielo, e sim de exaltar o nome de JOAQUIM CRUZ, um heroi do atletismo nacional que merece todas as homenagens que receber e mesmo assim elas ainda serão poucas.

Nenhum comentário: