quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Transmissão de Olimpíadas 2016 será compartilhada por emissoras

Com agências internacionais

Globo, Bandeirantes e Record transmitirão, na TV aberta, os Jogos Olímpicos de 2016.

A Proposta da Globo encaminhada ao COI (Comitê Olímpico Internacional) solicitava os direitos não exclusivos de TV aberta para a emissora do Rio com liberação para a Bandeirantes, mas a exclusividade para todas as demais mídias (TV fechada, internet, rádio e celular, entre outros).

O inusitado formato da oferta da Globo propiciou ao COI flexibilidade para negociar os direitos da TV aberta também com a Record, que já detém os direitos sobre os Jogos de Londres-2012, pelos quais pagou a cifra recorde de US$ 60 milhões, e dos Pans de Guadalajara-2011 e de 2015 (ainda não definido).

Fosse levado em consideração apenas o fator financeiro, a Record provavelmente repetiria a aquisição, levando os direitos sozinha. A tática da rival, no entanto, surpreendeu.

A Globo não ofereceu só dinheiro. Sua proposta englobou um lado institucional, como a promoção da Olimpíada na programação nas duas redes de TV aberta e garantias de cobertura, entre outros diferenciais.

Enquanto, nas últimas semanas, Globo e Record veiculavam em suas programações pesadas denúncias uma contra a outra, duas rodadas de negociações ocorreram com o COI.

Ofertas na mesa, a da Globo fez o comitê orientar as demais emissoras a adequar as suas propostas ao novo formato. Na segunda, concluída agora, apontou a Globo como vencedora, além, claro, da coexistência das rivais na TV aberta.

Executivos envolvidos na negociação confirmaram nesta quarta-feira que já houve o acerto verbal com o COI, mas que a papelada ainda não chegou ao Brasil.

Acreditam que a informação deve ser divulgada esta semana pela assessoria de imprensa do COI. Apesar de a Globo ter exclusividade na TV paga, profissionais da área creem que o direito também será repassado.

Na Record, a divisão dos direitos entre várias TVs abertas, repetindo o que ocorrera no Pan do Rio, há dois anos, é visto como indicação de que a candidatura carioca à Olimpíada de 2016 será bem-sucedida.

O anúncio da cidade que organizará os Jogos de 2016 será em 2 de outubro. O Rio disputa com Chicago, Madri e Tóquio.

Apesar do forte investimento da Record para garantir as transmissões de Jogos Olímpicos e Pans, a Globo mantém os direitos da grande maioria das competições internacionais relevantes de modalidades olímpicas e do futebol. Sua grande última aquisição foi a Liga dos Campeões, o popular e bilionário interclubes europeu.

Nenhum comentário: