segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Futebol Internacional: Espanha presta homenagens à Daniel Jarque

Foto: Getty Images

A mídia espanhola praticamente parou para prestar homenagens a Daniel Jarque (foto), zagueiro e capitão de 26 anos do Espanyol, que morreu no sábado em decorrência de uma parada cardíaca em um hotel na Itália quando falava ao telefone com sua noiva.

Além das homenagens da torcida do time catalão no estádio do clube, o Cornellà El Prat, Jarque recebeu homenagens dos outros clubes do país inclusive o Sevilla-ESP chegou a oferecer um jogador ao Espanyol para substituir Jarque.

Houve uma peregrinação dos torcedores catalães à arena do clube para colocar, no portão 21, o número do jogador morto, camisetas e coroas de flores com as cores do clube - azul e branco. Também foram levadas fotos do atleta e velas.

O jogador, que seria pai em dois meses, participava com sua equipe da pré-temporada na cidade italiana de Coverciano. Ele falava ao telefone com a noiva, Jessica, quando passou mal e sofreu a parada cardíaca. Atendido ainda no hotel, não reagiu aos primeiros socorros. O Espanyol, que deveria disputar um amistoso neste domingo contra o Bologna, já está na Catalunha.

Já foi executada a autópsia o corpo do atleta, feita no Hospital Careggi de Florência, fontes do centro médico não descartam que o corpo possa ser transportado nesta terça-feira para a cidade de Barcelona.

A autopsia foi concluída em pouco menos de três horas. O médico do clube, Miguel Cerversa, precisou que as autopsias se dividissem em três partes, visual, microscópica e toxicológica.

Com a conclusão do exame visual, são esperados os resultados das partes microscópica e toxicológica, que devem ser conhecidos ainda nesta segunda-feira. O delegado do clube, José Maria Calzón, ao confirmar que já havia concluído a autópsia, se limitou, na mesma linha do médico Cerversa que correu tudo bem.

Fontes do clube manifestaram que nestes momentos prosseguem os trâmites burocráticos para levar o corpo de Jarque ao seu país de origem o mais rápido possível.

O presidente do Espanyol, Daniel Sánchez Llibre, é esperado em Florência, enquanto que a família do ex-jogador definiu que não viajará à Itália após ser desaconselhada pelo consulado espanhol na Itália.

O velório do jogador deverá ser realizado nesta terça-feira, no estádio do Espanyol, o Cornellà El Prat.

Também nesta segunda-feira, o ex-jogador do Espanyol Xavi Díaz, que vem sendo o porta-voz da família de Jarque, leu um comunicado de agradecimento pelas manifestações de solidariedade.

"Obrigado em nome de Dani, de sua família, de seus pais, irmã, tios e avôs e de Jessica, a mulher de Dani. Obrigado aos torcedores pelas demonstrações de apoio incondicional. Isso nos conforta e ajuda neste momento terrível. Obrigado também a todas as pessoas relacionadas ou não com o futebol, que mostraram tristeza com a perda de Dani"
, disse.

Nenhum comentário: