sexta-feira, 24 de julho de 2009

Ex-goleiro do Flamengo-RJ morre de câncer

A torcida rubro-negra dormirá mais triste nesta sexta-feira, dia 24 de julho.

O ex-goleiro Zé Carlos, que fez história no Flamengo ao ser campeão brasileiro pelo clube na década de 80, faleceu aos 47 anos, no Rio de Janeiro, vítima de câncer um no abdômen. O ex-jogador foi internado no hospital Ordem Terceira da Penitência, na Tijuca, Zona Norte do Rio, ainda nos mês passado. A doença deixou Zé Carlos em um estado de saúde extremente debilitado e o seu quadro clínico foi considerado irreversível pelos médicos que cuidavam dele. O Flamengo chegou a lançar recentemente um site de apoio ao jogador, inclusive com a possibilidade de ajuda financeira por parte de fãs.

José Carlos da Costa Araújo era carioca, nascido no Rio de Janeiro em 7 de fevereiro de 1962, mas foi no interior do estado que ele começou a carreira debaixo das traves. A primeira camisa que o ex-goleiro vestiu foi a do Americano, de Campos. Em seguida, Zé Carlos jogou pelo Rio Branco-ES. Depois destes dois clubes, chegou ao Flamengo em 1984, com 22 anos. Quatro anos depois, com a camisa número 1 rubro-negra, foi campeão carioca pelo time da Gávea.

Ao lado de jogadores como Zico, Renato Gaúcho, Bebeto, Jorginho, Leandro, Leonardo, Edinho, Andrade e Zinho, Zé Carlos foi junto com os companheiros um dos responsáveis pelo título nacional da Copa União (Campeonato que vale como Brasileiro daquele ano), em 1987. Pelo Flamengo também conquistou a Copa do Brasil três anos depois. Até deixar o clube carioca, em 1992, Zé Carlos disputou 352 jogos pelo Flamengo, antes de se transferir para o Cruzeiro. Sem sucesso no clube mineiro, no mesmo ano foi negociado com o Vitória de Guimarães, de Portugal, país onde ainda defendeu o Farense e o Filgueiras.

O tempo distante da Gávea não durou muito. Em 1996, Zé Carlos retornou para o Flamengo, mas onde só disputou mais uma temporada com a camisa 1 rubro-negra. o ex-jogador ainda passou por Vitória-BA, XV de Piracicaba-SP, América-RJ e Tubarão-SC. Este último foi o clube em que encerrou a carreira em 2000, aos 38 anos.

Nos 352 jogos pelo Flamengo, Zé Carlos conquistou 181 vitórias, 91 empates e sofreu 80 derrotas. Outra marca do ex-jogador foi o fato de ter sido, em 1997, o segundo goleiro a marcar um gol pelo clube, quando o Flamengo venceu o Nacional-AM por 6 a 2, pela primeira fase da Copa do Brasil daquele ano. O primeiro a realizar o feito foi Ubirajara Alcântara.

Pela Seleção Brasileira, Zé Carlos disputou três jogos pela equipe principal e outras dez pelo time olímpico. Em 1988, o ex-goleiro foi convocado pelo treinador Carlos Alberto Silva para a Seleção que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul (Coréia do Sul), onde foi reserva de Taffarel. Zé Carlos também fez parte do grupo que conquistou a Copa América. Em 1990, já sob o comando de Sebastião Lazaroni, com quem já havia trabalhado no Flamengo, foi para a Copa de 1990, na Itália, integrando o grupo como reserva imediato de Taffarel.

Depois da aposentadoria, Zé Carlos ainda fez parte da comissão técnica do América-RJ em 2006, junto com o amigo e companheiro de Flamengo Jorginho, hoje auxiliar do técnico Dunga na Seleção Brasileira. Nos últimos anos, a principal atividade do ex-goleiro era organizar partidas da equipe veterana do Flamengo pelo país.

Nenhum comentário: