quinta-feira, 23 de julho de 2009

Vale o exemplo! Clubes argentinos que tiverem dívidas com jogadores não poderão contratar

Os clubes de futebol da Argentina que tiverem dívidas com seus jogadores não poderão inscrever reforços para a temporada 2009/10.

Segundo Carlos Portell, tesoureiro da federação argentina de futebol e dirigente do Banfield, o futebol local "tem que se adequar ao mundo em que estamos vivendo".

"É preciso reconsiderar as remunerações dos jogadores, que em alguns casos são astronômicas. Não será permitido contratar reforços e os clubes deverão jogar com quem estiver disponível, seja profissional ou ainda nas categorias de base", disse.

Segundo o presidente da AFA, Julio Grondona, sete times da primeira divisão e dez da segunda devem dinheiro a jogadores, mas a imprensa aumenta este número para 30 e coloca o valor em aproximadamente US$ 10,5 milhões.

Portell reconheceu a situação crítica de muitos clubes e já falou com o sindicato dos jogadores sobre a necessidade de adiar o começo da temporada.

O secretário-geral do sindicato de jogadores, Sergio Marchi, afirmou esta semana que os dirigentes já foram avisados que, se as dívidas não forem pagas, o Torneio Apertura não poderá começar em 14 de agosto, data fixada para o início da competição.

"A maioria dos clubes não pode saldar seus compromissos e será muito difícil que isto seja resolvido em menos de um mês", completou.

Grondona teria se encontrado com dirigentes na quarta-feira e já adiantou que a federação não emprestará dinheiro para saldar as dívidas.

"O clube que se atrever a apresentar um amparo judicial para inscrever jogadores será suspenso e perderá os pontos das partidas que disputar", afirmou o dirigente em declarações publicadas pelo jornal Clarín.

Nenhum comentário: