quarta-feira, 29 de julho de 2009

F1: Hamilton vence a primeira no ano

Redação e agências nacionais

Atual campeão de Fórmula 1, o inglês Lewis Hamilton conseguiu o seu primeiro triunfo na atual temporada ao vencer, no último domingo, o GP da Hungria, no circuito de Hungaroring. Rubens Barrichello, da Brawn GP, foi o 10º, e Nelsinho Piquet, da Renault, o 12º.

O australiano Mark Webber, da Red Bull, chegou na terceira colocação e diminuiu a desvantagem em relação a Jenson Button, da Brawn GP, na briga pela liderança do Mundial de Pilotos.

Webber chegou aos 51,5 pontos e assumiu a segunda colocação do ano no lugar do alemão Sebastian Vettel, seu companheiro de equipe, que abandonou. O líder inglês, sétimo na Hungria, tem 70, o que dá uma diferença de 18,5 pontos.

Com o resultado, Hamilton quebrou um jejum que durava desde o GP da China, em outubro do ano passado. Após a emocionante conquista do título em Interlagos, Hamilton entrou em má fase, especialmente por conta das dificuldades enfrentadas pela McLaren com o novo regulamento da categoria.

Principal rival do time inglês em 2008, a Ferrari também mostrou estar em ascensão, colocando Kimi Raikkonen em segundo. Hospitalizado por conta do acidente sofrido no último sábado, o brasileiro Felipe Massa não correu.

Raikkonen, porém, tem o pódio ameaçado porque ainda será investigado por quase ter se chocado com Sebastian Vettel e Hamilton nos primeiros metros da disputa. Sétimo colocado no treino classificatório, o campeão mundial de 2007 aproveitou-se da potência do KERS de sua Ferrari para pular à frente na largada, mas foi um tanto quanto estabanado.

A prova em Budapeste não foi nada favorável aos primeiros colocados na classificação do campeonato: sofrendo com a falta de rendimento da Brawn, Button teve que se conformar com um sétimo lugar, o que lhe deu somente dois pontos. Já seu companheiro de equipe, Rubens Barrichello, não conseguiu fazer a projetada corrida de recuperação após o 12º lugar no treino classificatório e terminou em décimo.

Vice-líder do Mundial até a corrida em Budapeste, Vettel foi outro que não teve um dia bom: após cair do segundo para o sétimo lugar na largada, ele retirou-se da disputa na 30ª volta, após uma quebra em seu Red Bull, cuja traseira passou a soltar uma fumaça repentinamente.

O segredo da vitória de Hamilton foi um bom início, quando pulou da quarta para a segunda posição, atrás apenas do pole Fernando Alonso. Como o espanhol era o piloto que largou com menos gasolina, a expectativa era que o inglês conseguisse a ultrapassagem nos boxes. Porém, isso nem foi preciso, já que o bicampeão mundial não chegou nem a completar um quinto da prova.

Alonso deixou a corrida na volta 17 após enfrentar problemas com a roda dianteira direita do seu Renault. Após fazer sua parte na largada e se manter em primeiro lugar, o espanhol sofreu com a má colocação da peça em seu primeiro pit, na 12ª passagem.

Assim que saiu voltou à pista, o bicampeão mundial passou a sentir uma intensa trepidação em seu monoposto. Ele então passou a rodar devagar até que a calota soltou-se. Segundos depois, a roda inteira também desprendeu-se, mas, por sorte, não ameaçou ninguém - na semana anterior à do GP da Hungria, o britânico Henry Surtees morreu ao ser atingido por uma roda na Fórmula 2, enquanto o brasileiro Felipe Massa está internado após uma mola saída do carro de Rubens Barrichello o acertar a cerca de 200 km/h.

A falha da Renault não foi a única nos boxes de Hungaroring: também em sua primeira parada, Mark Webber precipitou-se ao acelerar enquanto o carro ainda estava suspenso para troca de pneus. Com isso, uma pequena confusão se formou e, na hora de voltar à pista, ele quase bateu com Kimi Raikkonen, que também saia de sua parada.

O erro prejudicou as chances de Webber lutar pela vitória, permitindo a Hamilton e Raikkonen escaparem na ponta. A partir daí, os dois tiveram apenas que manter a tranquilidade e o bom ritmo para assegurar as duas primeiras colocações do dia.

A emoção no final da prova então ficou pela disputa da terceira posição, entre Webber e Nico Rosberg. Com menos de um segundo separando os dois, o alemão tentou dar o bote no segundo pit stop, mas não obteve sucesso. A solução então era tentar a ultrapassagem na pista, mas o difícil traçado húngaro não permitiu a manobra.

Ameaçado de demissão pela Renault, Nelsinho Piquet segue sem conseguir somar pontos na atual temporada. Apesar de não ter cometido erros neste domingo, o brasileiro tampouco brilhou e terminou a prova na 12ª posição em um domingo com cara de 2008.


Confira o resultado final:
1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 70 voltas
2 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 11s5
3 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 16s8
4 - Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 26s9
5 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 34s3
6 - Timo Glock (ALE/Toyota) - a 35s2
7 - Jenson Button (ING/Brawn) - a 55s0
8 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 68s1
9 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 68s7
10 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn) - a 69s2
11 - Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 70s6
12 - Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - a 71s5
13 - Robert Kubica (POL/BMW) - a 74s0
14 - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - a uma volta
15 - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a uma volta
16 - Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a uma volta

Abandonaram:
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
Fernando Alonso (ESP/Renault)
Adrian Sutil (ALE/Force India)

Felipe Massa (BRA/Ferrari) não disputou a prova.

Nenhum comentário: