terça-feira, 14 de julho de 2009

Iraque goleia Palestina em 1º jogo em território nacional desde 2002

A segunda-feira foi histórica para o futebol iraquiano. A seleção local voltou a disputar uma partida em Bagdá, algo que não acontecia desde 2002. Cerca de 45 mil pessoas acompanharam o amistoso contra a Palestina, que terminou com uma goleada dos donos da casa por 4 x 0.

Na sexta-feira, as duas equipes já haviam se enfrentado, com vitória iraquiana por 3 x 0. O jogo foi disputado em Irbil, na região norte do país. Este foi o primeiro jogo disputado pelo Iraque em seu território desde 2002, quando começaram os conflitos que culminaram na invasão das tropas norte-americanas ao país.

A torcida iraquiana compareceu em peso ao estádio Shaab. Alguns torcedores chegaram a ficar perto dos gols e nos limites do gramado, mas foram retirados antes da partida começar.

Foi armado um forte esquema de segurança nas cercanias do estádio para evitar qualquer atentado. Se por um lado os torcedores empunharam bandeiras e cantaram o hino iraquiano, alguns cânticos ao longo do jogo chamaram a atenção: "sunitas e xiitas são irmãos" e "fora, norte-americanos."

A seleção palestina chegou ao local do duelo poucas horas antes do apito inicial - tudo por conta de uma tempestade de areia que atrasou o voo. "Trata-se de um sucesso histórico e excepcional", afirmou Jibril Rajub, presidente da federação palestina.

"Estou tão feliz!", gritou Jabbar Qassim, torcedor de 21 anos. "Preste atenção em minhas palavras virei a todo jogo que a seleção iraquiana de futebol jogar em Bagdá para sempre!"

Nenhum comentário: