quinta-feira, 23 de julho de 2009

FIFA pune Costa do Marfim após morte de 22 torcedores

Das agências internacionais Em Abidjan (Costa do Marfim)

Nesta quarta-feira, a FIFA puniu a federação da Costa do Marfim após a morte de 22 torcedores em uma partida da seleção pelas Eliminatórias da Copa do Mundo-2010, em março. A entidade restringiu a presença de público no próximo jogo da equipe em casa, além de aplicar uma multa.

O incidente ocorreu durante o jogo entre Costa do Marfim e Mali, no estádio Félix Houphouet-Boigny, em Abidjan (capital marfinense). Um tumulto na arquibancada provocou um corre-corre, que resultou na morte de 22 pessoas. Mais de 130 ficaram feridas.

Com a punição, a Costa do Marfim jogará contra Burkina Fasso, em 5 de setembro, para um público máximo de 20 mil pessoas. O estádio Félix Houphouet-Boigny tem capacidade para receber 34,6 mil espectadores. Além disso, a federação marfinense pagará uma multa de aproximadamente 33 mil euros.

Segundo testemunhas ouvidas pelo comitê disciplinar da FIFA, o incidente ocorreu cerca de 40 minutos antes do início da partida. Torcedores invadiram o gramado e o pânico se espalhou quando policiais usaram gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.

O governo da Costa do Marfim abriu uma investigação para averiguar o caso. A FIFA indicou que fará doações para auxiliar as famílias das vítimas. A entidade ainda solicitou que sejam reforçadas as medidas de segurança no próximo jogo em Abidjan, com o uso de barreiras de trânsito e pontos de checagem para controlar o fluxo de torcedores.

Apesar da tragédia, o jogo foi disputado normalmente. A Costa do Marfim goleou por 5 x 0, com dois gols do atacante Didier Drogba.

Nenhum comentário: