quinta-feira, 5 de março de 2009

Boxe: Boxeador brasileiro corre risco de amputação

Redação e agências nacionais

O ex-campeão brasileiro dos pesos pesados, Gilton dos Santos (15 vitórias - 12 por nocaute - 10 derrotas e um empate) corre o risco de ter parte de seu pé direito amputado, devido a um quadro vascular raro que impede a circulação de sangue por meio das veias da panturrilha. Com isso, a região vem sendo comprometida e parte do dedo maior já foi retirada.

Dos Santos está internado há quase um mês no Hospital Público de Belo Horizonte (MG) e ainda não foi informado sobre a decisão final dos especialistas. "Eles (os médicos) estão avaliando se amputam o dedão inteiro ou metade do pé", disse Dos Santos, que tem esperança de que nenhuma atitude drástica seja necessária.

No período em que está no hospital, Gilton dos Santos foi submetido a três cirurgias para desobstrução das veias da panturrilha, porém o sucesso da intervenção logo é seguido pela reversão do quadro. Seu caso, inclusive, é estudado por profissionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Aos 43 anos, o boxeador vinha treinando normalmente com planos de retornar aos ringues neste mês de março. Foi em uma dessas atividades físicas que ele sentiu fortes dores na perna e decidiu procurar ajuda médica.

Dos Santos foi campeão brasileiro dos pesados em 1995, quando derrotou Geraldo Messias por nocaute técnico no segundo round, em São Paulo. Lutou na Argentina e no Uruguai e seu último confronto foi pelo cinturão Intercontinental Mundo Hispano, em abril de 2007, quando foi derrotado pelo compatriota George Arias.

Por infeliz coincidência, o atleta mineiro fez sua estréia profissional (1991) diante de Valtencir França, que há dois anos teve parte do pé direito amputada em decorrência de diabetes.

Nenhum comentário: