Os grandes clubes e ligas do futebol europeu apoiam a idéia do presidente da UEFA, Michel Platini, para barrar transferências de atletas com menos de 18 anos, afirmou a entidade de gerencia o futebol do velho continente, nesta segunda-feira.
Platini, defende que é necessário aumentar a idade limite dos atletas para combater o crescente número de jogadores jovens, principalmente da África e América Latina, que vão jogar nos clubes europeus antes mesmo de atingirem a maior idade.
No entanto, qualquer nova regra deve ser aprovada pela União Europeia, onde a idade mínima legal para transferências internacionais é de 16 anos.
"Todos os grupos (associações, clubes, ligas e jogadores) concordam com o princípio de que os atletas com menos de 18 anos não devem ser transferidos para jogar no futebol europeu.", disse a UEFA em comunicado.
O acordo assinado entre a entidade, a Associação de Clubes Europeus (representada por 137 clubes), e a FIFPro (Associação de jogadores profissionais), diz também que os jogadores devem assinar o seu "primeiro contrato" com o clube revelador, onde eles começaram a treinar.
No mês passado, o comissário da UE para esportes, Jan Figel, disse estar disposto a incentivar os 27 representantes da União Europeia a apoiarem a ideia de Platini, se fosse dada a evidência de que tal providência acabaria com a exploração de jogadores jovens.
A FIFA também apóia a idéia de Platini.
terça-feira, 10 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário