terça-feira, 24 de março de 2009

Futebol Internacional: Federação alemã apoia jogador que denunciou políticos por racismo

Das agências internacionais em Berlim, Alemanha

A federação alemã de futebol declarou nesta segunda-feira que apoia totalmente o nigeriano naturalizado Patrick Owomoyela, que já defendeu a seleção do país. O jogador está processando o Partido Nacionalista Democrático por incitar o racismo antes da Copa do Mundo de 2006.

O presidente do partido, Udo Voigt, e mais outros dois dirigentes da sigla de extrema-direita vão comparecer na terça-feira a uma corte distrital de Berlim para responder às acusações geradas pela distribuição de panfletos racistas antes do Mundial na Alemanha.

O material estampava uma camisa da seleção alemã com o número 25, que Owomoyela usava, com os seguintes dizeres: "Branco não é só uma cor de camiseta. Por uma seleção realmente nacional!".

Owomoyela entrou com um processo contra o partido, que está sendo acusado por incitação ao racismo e difamação. Se forem condenados, os responsáveis podem ter de pagar multa ou pegar até três anos de prisão.

À época, o Partido Nacionalista classificou a denúncia de "absurda" e "política", insistindo que o uso do número 25 na camisa foi por acaso e nada teve a ver com Owomoyela. Após a denúncia, a polícia confiscou cerca de 70 mil panfletos na sede do partido.

Nenhum comentário: