quinta-feira, 26 de março de 2009

Cientistas ingleses descobrem 'fórmula perfeita' para bater pênaltis

Considerados os inventores do futebol, apesar de os chineses também alegarem serem donos de tal honra, os ingleses, agora, querem ter reconhecido o mérito de serem descobridores de uma 'fórmula perfeita' para marcar gols em cobranças de pênaltis.

Segundo cientistas britânicos, estudiosos da Universidade John Moore, de Liverpool, o termo 'loteria dos pênaltis', constantemente utilizado por comentaristas esportivos para justificar erros e acertos dos jogadores ao cobrar a infração, estão com os dias contados.

Para os ingleses, a 'fórmula perfeita' para se marcar um gol através do fundamento tem velocidade e 'alvo' a ser atingido, ideais. "Muitos fatores podem fazer um pênalti perfeito. Mas nós finalmente separamos os elementos-chave", gabou-se o diretor de ciências de esportes e exercícios, Tim Cable.

"O ideal é que a bola ultrapasse a linha com uma distância próxima de meio metro do travessão e um metro das traves laterais. Na hora do chute, o ângulo do corpo de cobrador em relação à bola deve estar entre 20 e 30 graus", concluiu o cientista, que não teme ser ridicularizado, mas sim ter descoberto algo que irá 'revolucionar' o esporte mais popular do mundo.

Nenhum comentário: