terça-feira, 24 de março de 2009

Sindicato internacional de jogadores apoia futebol na altitude

A Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro) expressou ao presidente da Bolívia, Evo Morales, seu "completo apoio" à prática do futebol na altitude.

O espanhol Gerardo González, presidente da FIFPro, disse que o futebol na altitude é um dos pontos a serem discutidos no congresso de jogadores profissionais da América, a ser realizado entre terça-feira e quarta-feira, em La Paz, na Bolívia.

"Sei que Morales está 100% disposto a fazer com que o futebol boliviano não leve nenhum tipo de veto. (...) A FIFPro estará unanimemente ao lado da Bolívia", disse González.

Após uma recepção oficial aos representantes das federações de jogadores das Américas, Morales comentou que a posição da Fifa sobre a altitude tem como objetivo "marginalizar" a Bolívia, quando na realidade o futebol deve ser um modelo de integração.

Em 2008, a FIFA anunciou a proibição de disputa de jogos oficiais em locais acima dos 2.750 metros de altura. Porém, depois de o presidente da Bolívia e de outros países protestarem, a federação suspendeu temporariamente a medida para La Paz, a 3.600 metros do nível do mar.

O presidente da FIFPro convidou Morales para visitar a sede da federação, em Amsterdã (Holanda), para tratar do assunto e explicar aos dirigentes europeus sua "cruzada" pelo futebol na altitude.

O congresso também falará sobre rescisões de contratos dos jogadores e cumprimento dos códigos de ética.

"Buscamos clareza nas negociações para mudar as situações legislativas entre clubes, jogadores e federações, e assim favorecer ao futebol. É uma mudança que está sendo feita no futebol globalizado, e não tem marcha à ré", assegurou González.

Nenhum comentário: