quarta-feira, 18 de março de 2009

CBF anuncia alterações nas Séries C e D

Gazeta Press

A CBF anunciou nesta terça-feira, uma nova fórmula para a Série C do Campeonato Brasileiro e para a recém-criada Série D, que terá sua edição de estreia em 2009. A diferença em relação à primeira forma de disputa divulgada é a divisão dos participantes em mais grupos.

A terceira divisão, que contava com 20 clubes divididos em dois grupos de dez, passa a ser mais regionalizada, com quatro chaves de cinco que jogarão entre si em turno e returno, para definir os classificados de cada um. Os oito restantes jogarão no sistema mata-mata, até que se definam os quatro que jogarão a Série B em 2010.

Alterada em relação ao que foi divulgada anteriormente, a Série C de 2009 ficou mais barata, já que os grupos foram formados com levando em conta a proximidade dos clubes que sediarão os jogos. Os concorrentes a subir foram definidos de acordo com seus desempenhos na terceira divisão do ano passado, além dos quatro que caíram da Segunda Divisão do ano passado.

Já a Série D, que tinha seus 40 participantes divididos em 8 grupos de cinco, agora passa a ter 10 grupos com integrantes cada, também divididos respeitando a proximidade regional. Após o enfrentamento em turno e returno direto dentro dos grupos, os dois primeiros se classificam e passam a jogar no sistema de mata-mata. Os quatro semifinalistas estarão na Série C 2010.

Como ainda não tem todos os seus participantes definidos, a Série D ainda não tem seus grupos, já a Série C está disposta da seguinte forma:

Grupo A: Rio Branco - AC, Luverdense - MT, Sampaio Corrêa - MA, Paysandu - PA e Águia de Marabá - PA.

Grupo B: ASA - AL, CRB - AL, Confiança - SE, Icasa - CE e Salgueiro - PE.

Grupo C: Gama - DF, América - MG, Mixto - MT, Ituiutava - MG e Guaratinguetá - SP.

Grupo D: Marília - SP, Marcílio Dias - SC, Criciúma - SC, Brasil - RS e Caxias - RS.

Nenhum comentário: