sábado, 7 de março de 2009

Futebol Internacional: Blatter diz que Campeonato Inglês ofusca outros países

Folhapress

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse nesta sexta-feira numa entrevista à BBC que a superioridade da Premier League, a primeira divisão inglesa, está ofuscando campeonatos de outros países.

"Estou preocupado porque a Premier League é o melhor campeonato do mundo num nível em que nenhum outro consegue rivalizar", afirmou.

Outro problema, segundo Blatter, é que a própria competição perdeu competitividade diante do amplo domínio dos quatro grandes ingleses (Liverpool, Manchester United, Arsenal e Chelsea ) - desde 1992, data da criação da Premier League, só um clube, o Blackburn, campeão em 1995, conseguiu romper a hegemonia do 'big four'.

"Alguma coisa vai mal na Inglaterra. Não há competição dentro do torneio, porque são sempre os mesmos times os campeões. O restante dos clubes luta apenas para não ser rebaixado, não joga para ganhar troféus."

O fato de o Campeonato Inglês ser o centro das atenções no mundo da bola, hoje, poderia ser resolvido, na opinião de Blatter, com a aplicação da regra dos '6 + 5', ou seja, a fixação de um teto de cinco jogadores estrangeiros por clube em cada partida.

Na semana passada, o Parlamento Europeu entendeu que não haveria violação das regras da União Europeia caso o futebol adotasse a medida, defendida por Blatter há pelo menos um ano. Ele afirma que tentará convencer dirigentes ingleses a colocar a ideia em prática.

Nenhum comentário: