sábado, 14 de março de 2009

Cores de uniformes podem influenciar desempenho de goleiros

Redação

Há goleiros que não dispensam uniformes de cores gritantes, como o laranja, verde-limão, amarelo, etc. Seja por vaidade ou imposição dos clubes, a verdade é que os uniformes dos goleiros podem influenciar dentro de campo.

Um estudo realizado por pequisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, publicado em fevereiro na revista Science comprovou que as cores afetam o desempenho em qualquer tipo de atividade.

Segundo o estudo, o azul estimula a criatividade, o vermelho, eficácia acima do normal, mas como aplicar isso ao futebol em especial ao trabalho do guarda-valas?

"Se o goleiro veste cores escuras, atrapalha na hora da finalização, o amarelo por exemplo, estimula a fixar o olhar, aí fica mais fácil desviar os chutes", afirma a professora Márcia Okida, da Universidade de Santa Cecília, que desenvolve pesquisas e cursos sobre psicologia, sinestesia e fisiologia das cores.

Os jogadores não costumam bater em gol de cabeça levantada, o atacante Rodrigão e o volante Wilson Surubim, do Ypiranga, opinaram a respeito do estudo.


Rodrigão: "A questão da cor da roupa dos goleiros não influencia muito, mas um uniforme mais claro ajuda na hora da finalização, se o uniforme for escuro, não ajuda muito."


Wilson Surubim: "Eu concordo perfeitamente com o estudo, por exemplo, o uniforme com que Geday jogou contra o Vitória (laranja), fica mais fácil de se destacar no campo, a visão periférica do finalizador aumenta, no meu caso, só preciso olhar uma vez antes de bater e sei onde o goleiro está."

Ainda vale lembrar de goleiros como o lendário Lev Yashin, que sempre atuava de preto e seu desempenho sempre foi acima da média, tanta habilidade com as camisas do Dínamo de Moscou - RUS e da extinta União Soviética, lhe rendeu o título de melhor goleiro do Século XX, seu apelido de Aranha Negra não era em vão, seus uniformes pretos, sua marca registrada, e sua altura sempre intimidaram os oponentes.

O tabu das cores escuras, prevaleceu no futebol até os anos 60, em sua passagem no Cruzeiro, Raul Plasmann revolucionou ao jogar de amarelo e laranja. O motivo que virou sua marca registrada foi inusitado: "Era um moletom de um jogador do Cruzeiro, não tinha outra camisa que me servisse, foi uma necessidade. Naquela época você jogava três anos com a mesma camisa, como fez sucesso, o presidente do Cruzeiro mandou então fazer mais 10 camisas", lembra.

As camisas chamativas ajudam a destacar o goleiro em campo e são mais um produto para ser vendido pelos clubes, como lembra o ex-goleiro e hoje preparador de goleiros do Ypiranga, Felinho: "Na minha época, os goleiros jogavam com camisas escuras, eu sempre gostei de atuar de preto, hoje em dia surgiram novas cores para as camisas dos goleiros, cores destacadas, picantes. Estéticamente você fica 'bonitão', mas o finalizador tem mais precisão na hora do chute, é mais fácil desviar."



Os goleiros do Ypiranga, Geday, Robertinho, Anialisson e Bruno Xavier, também deram suas opiniões.

Geday: "Eu às vezes atuo com camisas mais chamativas, mas a minha preferência é o preto, o cinza também é legal para os goleiros, já o branco, o laranja, nos atrapalham dentro da partida, eu já tive dificuldades por estar adiantado e com um uniforme chamativo."

Robertinho: "Para defender o Ypiranga, qualquer cor vale, mas eu prefiro de jogar de cinza, é uma cor que não destaca o goleiro, é muito importante esse estudo, nos ajuda a se vestir melhor, ainda mais quando estamos começando e temos que ter conselhos positivos como esse."

Anialisson: "Eu acredito que o uniforme é muito importante e pode nos ajudar e nos atrapalhar, na minha opinião, as cores preto e verde-escuro são as ideais para defender, se tiver uma camisa nessas cores, eu não dispenso."

Bruno Xavier: "Eu acho que o nosso uniforme é sempre importante, um goleiro bem vestido passa uma boa impressão. Sempre gosto de jogar com o uniforme alinhado, se der para optar pela cor, eu prefiro uma cor básica e escura, como o preto. Mas, desde que tenha o número um nas costas, a camisa pode ser amarela, vermelha, rosa, eu quero!"


E finaliza: "Eu achei importante esse estudo e quero me aprofundar e saber mais a respeito, porque gosto de jogar com um bom equipamento sempre, se você conhece algum uniforme que atrapalha os atacantes, me avisa e eu vou correndo comprar um!"

Nenhum comentário: