quarta-feira, 8 de julho de 2009

Aprecie com moderação! Estudo mostra que atletas deveriam beber cerveja

O resultado de uma pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha é simplesmente surpreendente e é o sonho realizado de alguns jogadores. De acordo com o estudo, todos os atletas deveriam beber cerveja diariamente como fonte de hidratação.

A bebida ajudaria na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico depois da prática desportiva de alto rendimento e também favoreceria a prevenção de dores musculares se tomado 200 ml para homens e 100 ml para mulheres (mas você acha que o jogador vai beber apenas 200 ml pra comemorar por exemplo uma goleada numa final de campeonato ou a conquista de um título?).

Durante três semanas, atletas realizaram baterias diárias de uma hora de corrida, sob calor de 35º, 60% de umidade relativa e duas horas de pausa para hidratação, quando alguns bebiam água e outros tomavam cerveja. A conclusão foi que a cerveja permitia recuperar as perdas hídricas e as alterações do metabolismo tão bem quanto a água (então por que não incentivar o consumo de água, cara pálida?).

Sabendo disso muitos jogadores de futebol agora poderão utilizar a pesquisa como desculpa, por certos jogadores (que são amantes assumidos do "sereno").

Mas é bom estes baladeiros saberem que os pesquisadores vetam o excesso (pelo menos isso!), afinal o álcool não se metaboliza e afeta o sistema nervoso central.

O intervalo indicado para a "cerveja geladinha" da hidratação é de duas horas antes ou depois de suar, mas cuidado com o antidoping, caso tenha se interessado em testar o estudo!

Nenhum comentário: