quinta-feira, 5 de março de 2009

Automobilismo: Vencedor pode levar 12 pontos na F-1 em 2009

Redação e agências nacionais

12, 9, 7, 5, 4, 3, 2 e 1. Esse deverá ser o novo sistema de pontuação da Fórmula 1. A Associação das Equipes (Fota, em inglês) se reuniu nesta quinta-feira e aprovou uma série de mudanças técnicas e esportivas para a categoria nas temporadas 2009 e 2010. No entanto, as medidas ainda precisam ser aprovadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

De acordo com a entidade, a mudança no sistema de pontos irá dar mais importância ao vencedor da corrida e provocar que os pilotos busquem mais ultrapassagens. Até o ano passado, o vencedor levava dez pontos e o segundo colocado, 8. Agora a diferença será de três pontos - 12 para o vencedor e 9 para o segundo.

Entre as outras medidas para essa temporada estão a limitação de oito motores por piloto por temporada, menor uso do túnel de vento e a redução do preço de venda de motores para equipes independentes (sem apoio de montadora) por 8 milhões de euros. Os dados sobre pneus e níveis de gasolina nos carros serão divulgados ao público antes da corrida.

"Esse é um momento sem precedentes na história da F-1. Acima de tudo, pela primeira vez as equipes estão unidas e com uma visão coletiva. Graças a essa unidade, todas as equipes irão reduzir significantemente os custos para 2009", disse Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari.

Confira as mudanças propostas para 2009 e 2010:

Mudanças técnicas

2009:
- Mais de 100% de crescimento de milhas por motor (oito motores por piloto em uma temporada)
- Redução no uso do túnel de vento e do CFD (fluído dinâmico computacional)
- Motor avaliado em 8 milhões de euros (cerca de R$ 24 milhões) por equipe em uma temporada
2010:
- Motor avaliado em 5 milhões de euros (cerca de R$ 15 milhões) por time em uma temporada
- Caixa de câmbio avaliada em 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 4,5 milhões) por time em uma temporada
- Padronização do sistema Kers (atingir um custo de 1,2 milhão de euros, ou cerca de R$ 3,6 milhões, por equipe na temporada)
- Atingir 50% de redução no custo de desenvolvimento aerodinâmico em relação a 2009
- Especificar o número do chassis, carenagem e desenvolvimento aerodinâmico homologados durante a sessão
- Contenção e materiais exóticos e metálicos
- Padronização da telemetria e do sistema de comunicação de rádio

Mudanças esportivas
2009:
- Redução nos testes (50%)
- novo sistema de pontuação (12-9-7-5-4-3-2-1), para beneficiar os vencedores dos GPs
- Nível de combustível no início da corrida, especificação do pneu e dados de reabastecimento precisam ser públicos

2010:
-Recomendação de um novo sistema de treino classificatório
- Novas oportunidades de pontuação (exemplo: um ponto no Mundial de Construtores para o dono do pits-stop mais rápido)
- Redução de testes (quatro sessões de quatro dias na pré-temporada para cada piloto, além de um teste básico do carro)
- Redução na duração de um GP (250 km ou no máximo uma hora e 40 minutos), dependendo da aprovação dos detentores dos direitos comerciais

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