sábado, 2 de janeiro de 2010

Cruzeiro-MG completa 89 anos de olho nas glórias internacionais

Lancepress!

Um dos mais jovens clubes tradicionais do futebol brasileiro, o Cruzeiro completa neste sábado 89 anos de existência. E, apesar de ainda não estar na seleta lista dos centenários do país, o time mineiro consolida-se a cada temporada como uma marca forte também de grife internacional.

Entre todos os 20 fundadores e membros recentes do Clube dos Treze, o Cruzeiro é o quinto mais novo do Brasil, mas o segundo, ao lado do Santos, com maior número de conquistas internacionais. Desde 1921, quando foi fundado pela colônia italiana de Belo Horizonte, o clube acumula sete conquistas fora do território nacional.

E nesta temporada a equipe de Adílson Batista poderá repetir o feito do São Paulo, único brasileiro tricampeão da Libertadores depois de bater na trave em 2009. Além de tentar conquistar a América pela terceira vez, os cruzeirenses buscarão o primeiro título do Mundial de Clubes.

Caso os objetivos sejam cumpridos, o clube pode terminar o ano com nove canecos internacionais, dois a menos que o São Paulo, o maior "papão" brasileiro de títulos continentais e mundiais: são 11 no total.

Terceiro melhor brasileiro no ranking histórico da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), o Cruzeiro é desbancado, hoje, apenas por São Paulo e Grêmio na lista. Se a diferença de pontos para os paulistas é de 146 (221 x 367) e o time tricolor está 19 posições à frente (36 x 17), em 2009, pelo menos, os cruzeirenses já conseguiram amenizar a vantagem do clube do Morumbi.

O Cruzeiro terminou a temporada como o melhor brasileiro na lista da IFFHS na nona colocação com 235 pontos, o melhor resultado alcançado pelo clube desde 1991, quando o ranking é divulgado. Nas 19 vezes em que a Federação reconhecida pela FIFA elegeu os melhores, a equipe mineira figurou na lista dos 25 apenas em sete oportunidades.

Se em 2009 a Libertadores e o sonho do Mundial ficaram no quase, o torcedor tem a certeza de que a luta incessante pelo grande título de expressão internacional do século XXI terá mais uma chance de ser sacramentado neste ano.

E, quando completar nove décadas de existência daqui um ano, o Cruzeiro, quem sabe, poderá se gabar por ter em sua sala de troféus praticamente todos os grandes títulos possíveis para um clube do futebol brasileiro.

Nenhum comentário: