terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ex-jogador da NBA se declara culpado por morte de motorista

UOL

O ex-jogador da NBA Jayson Williams se declarou culpado, em julgamento realizado nesta segunda-feira, pela morte do motorista Costas Christofi, e pode pegar de 18 meses a 10 anos de prisão. Desde 2002, Williams responde por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

O funcionário foi atingido por um tiro da espingarda do ex-jogador há oito anos. Segundo testemunhas, Williams estava mostrando algumas armas para amigos quando disparou acidentalmente no peito de Christofi. Ele está livre até o dia 23 de fevereiro, quando será anunciada a sentença.

O último ano foi conturbado para Williams. No início de 2009, sua mulher pediu divórcio, alegando que o marido estava envolvido com drogas. Em abril, a polícia foi chamada a um hotel e teve de usar armas paralizantes para retirar o ex-atleta de um quarto, que estava repleto de notas de suicídio. Em maio, ele foi preso - e solto logo em seguida, ao pagar fiança - por dar um soco em um homem durante uma briga de bar.

Na semana passada, ele voltou a ser detido, desta vez por bater em uma árvore ao dirigir alcoolizado. No julgamento, era possível notar pontos que ele precisou levar sobre o olho direito devido ao acidente.

Além da acusação pelo homicídio culposo com agravante – pois havia uma arma envolvida – o ex-jogador pode ainda ser condenado a cinco anos por ter tentado acobertar o crime.

Testemunhas deram conta de que Williams estava mostrando a arma quando ela disparou acidentalmente. Segundo depoimentos, Williams colocou a arma nas mãos de seu motorista e pediu para que as pessoas em volta mentissem sobre o fato.

Nesta segunda, Williams admitiu que não verificou o sistema de segurança da espingarda, e só havia inspecionado um dos dois barris antes de fechar o compartimento de munição, provocando o disparo. A defesa do jogador aposentado manteve que o caso foi um acidente e que Williams entrou em pânico após o ocorrido.

O ex-ala-pivô jogou apenas em duas equipes nos seus nove anos de carreira na NBA. Ele defendeu o Philadelphia 76ers e o New Jersey Nets. Seu auge foi na temporada 1996/07, quando teve médias de 13,4 pontos e 13,5 rebotes por jogo. Williams foi chamado para o Jogo das Estrelas daquele ano. Em 475 jogos disputados na carreira, teve médias de 7,3 pontos e 7,5 rebotes.

Nenhum comentário: