segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Coritiba Foot Ball Club, 100 anos de história

Com informações do site oficial do Coritiba e do Globo Esporte

O primeiro clube paranaense da história e o primeiro a conquistar o Campeonato Brasileiro completa hoje, dia 12 de outubro de 2009, 100 anos de idade, trata-se do Coritiba Foot Ball Club.

Como tudo começou

1ª formação do Corytibano Foot Ball Club

Um grupo de jovens de origem alemã, residentes na cidade de Curitiba, capital do Paraná, através de Frederico Fritz Essenfelder tiveram o primeiro contato com o futebol, até então uma novidade na cidade. O deslumbramento com o esporte foi imediato. Daí, aquele grupo resolveu então criar um clube para reunir os novos adeptos da modalidade. A fundação do Corytibano Foot Ball Club se realizou no Teatro Hauer, no dia 30 de janeiro de 1910.

Porém, João Vianna Seiler, o primeiro presidente, resolveu adotar o 12 de outubro de 1909 como data oficial, por ser o dia em que o time recebeu o primeiro convite para disputar um jogo amistoso em Ponta Grossa, perdido por 1 x 0 para o time local. A revanche veio no dia 12 de junho, quando o então renomeado Coritiba derrotou o mesmo adversário por 5 x 3, desta vez jogando em casa.

O nome
Alguns amantes do futebol têm dúvidas sobre o motivo da grafia do clube com "o" e não "u", como a cidade berço do clube, a explicação é a seguinte: quando o clube foi fundado, a grafia da capital era aceita das duas maneiras. Quando a cidade resolveu oficializar apenas a palavra com "u", o clube preferiu manter o nome tradicional, com "o". E já que o assunto é nomenclatura Alviverde, vale esclarecer a origem do termo "coxa-branca", que foi usado pela primeira vez em um "Atletiba" de 1941 contra um alvo específico e em sentido pejorativo. Um dirigente do Atlético-PR procurou ofender o zagueiro alemão que jogava na equipe alviverde, Hans Egon Breyer. Mas o efeito foi contrário: motivou os companheiros do jogador, que se empenharam para derrotar o rival por 3 x 1. Desde então, "coxa-branca" foi adotado como elogio e marca de uma identidade.

Nova casa
Em 1932, o Coxa fundou o Estádio Belfort Duarte, inaugurado em uma partida contra o América do Rio, vencida por 4 x 2, no jogo, a bola foi lançada de um avião para o início da partida. Em sua nova casa, o clube entrava forte na disputa pela hegemonia do futebol paranaense, objetivo alcançado entre os anos de 1931 e 1947. Neste período, o time ganhou oito títulos se tornou o mais vitorioso do Estado, posto que não largou até os dias de hoje (o Coritiba ostenta 33 troféus no total). Na década de 60, o time chegou a ficar oito anos de jejum, mas sob a administração do lendário presidente Evangelino da Costa Neves, conquistou o título em 1968. Neste período, foi iniciada a profissionalização do departamento de futebol, assim como fez o seu rival, Atlético-PR, e os dois times passaram a dominar o cenário regional.

Período de ouro
Os anos 70 e 80 são períodos de ouro na história do Coxa. Entre 1971 e 79 foram nada menos que nove títulos paranaenses em dez campeonatos disputados. O clube foi hexa e depois tetracampeão. Só não conquistou 11 títulos seguidos devido ao "intruso" Maringá, campeão em 1977. Neste mesmo ano, o estádio Belfort Duarte passaria a se chamar Estádio Major Antônio Couto Pereira. Em uma excursão por Europa, África e Ásia em 1972, foi homenageado com a Fita Azul, símbolo da série invicta contra os advesários internacionais. Motivo de grande orgulho também foi a conquista do Torneio do Povo em 73, competição que reunia as principais equipes do Brasil naquele ano: Atlético-MG, Bahia, Internacional, Flamengo e Corinthians, estes dois últimos contando com craques como Zico e Rivelino. Um dos destaques da competição foi Dirceu Krüger, meio-campista que fez história como jogador, técnico e hoje é funcionário do clube.

A maior glória da historia do Coritiba, porém, aconteceu no ano de 1985. Sem nem integrar o grupo dos favoritos à conquista do Brasileirão, o time coxa-branca foi se acertando ao longo da competição. Graças às boas atuações do goleiro Rafael, dos pontas Lela e Édson, a equipe chegou na final da competição contra o Bangu em jogo único no Maracanã. O estádio contou com mais de 100 mil torcedores, grande parte dessa multidão formada por adeptos de Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo que resolveram apoiar o Alvirrubro. No tempo normal, 1 x 1. Na decisão por pênaltis, 6 x 5 para os paranaenses. O Brasil era verde e branco pela primeira vez.

Selo Comemorativo
Para homenagear o centenário, o Coritiba criou um selo que conta parte de sua história em sua simbologia, eis o selo:
No selo existem vários símbolos alusivos à história do clube: O formato do escudo central remete ao início da história do clube; Na parte inferior do escudo, existem três faixas verticais, simbolizando os 33 títulos estaduais; Na parte superior do escudo, as listras simbolizam o primeiro uniforme do coxa-branca, as listras, que são seis também simbolizam o hexacampeonato paranaense, conquistado entre 1971 e 1976, com a união dos dois elementos, os 36 presidentes que ajudaram a construir esta bela história são homenageados; a Fita Azul conquistada em 1972 também é lembrada, na fita que na parte inferior do escudo leva o ano de fundação e o ano de centenário e o apelido do clube; em torno do escudo, os detalhes em verde e amarelo remetem à conquista do Torneio do Povo em 1973, a primeira conquista de um torneio nacional por um clube paranaense; No centro do escudo, a lista transversal em leve tom de cinza, fazem uma homenagem à conquista da Série B do Campeonato Brasileiro; A cima do escudo, a estrela simboliza a maior conquista do Alviverde paranaense, o Campeonato Brasileiro de 1985; O nome "Coritiba" vem sobre todo o escudo, em alusão às camisas de goleiro e ao uniforme 2 na década de 1940, chamadas de "uniforme de gala", utilizadas em jogos interestaduais, como na inauguração do Estádio Pacaembu, em São Paulo, quando o Coritiba veio então ser conhecido nacionalmente; O número 100 no centro do escudo faz referência ao centenário do clube, com os números unidos e os dois zeros entrelaçados, simbolizando a união do clube e da sua torcida, a palavra "anos" está dentro do segundo zero, para lembrar que a história é construída a cada dia que se passa; O slogan: "Ontem - Hoje - Eternamente", faz homenagem ao maior patrimônio do clube, o seu torcedor.

Nos dias de hoje, o Coritiba não têm tantas glórias para comemorar, o clube passa por uma temporada complicada e luta para se manter na elite do futebol nacional, mas hoje é dia para se comemorar e felicitar o Coritiba Foot Ball Club, parabéns pelos seus 100 anos de história!

Nenhum comentário: