quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tiger Woods é o primeiro atleta a atingir o bilhão de dólares

Foto: AFP

Segundo a revista especializada Forbes, o golfista norte-americano Tiger Woods (foto), 33 anos, atingiu a marca de um bilhão de dólares. Ele foi o primeiro esportista da história a conseguir esta marca.

Vencedor de 14 torneios de Grand Slam, Woods acaba de ganhar os playoffs da FedEx Cup no circuito profissional norte-americano (PGA), uma vitória que lhe rendeu um cheque de 10 milhões de dólares.

Este bônus, agregado aos 10,5 milhões de dólares de lucros acumulados no PGA até hoje em 2009 e aos mais de 100 milhões de dólares retirados este ano de suas atividades fora dos campos de golfe (publicidade, design de percursos...) permitiram a Tiger, atingir a marca de um bilhão de dólares ganhos desde que entrou no circuito profissional, em 1996.

De fato, segundo os cálculos da Forbes, o californiano já tinha acumulado quase 900 milhões de dólares até 2008.

Tiger Woods é o esportista mais bem pago do mundo desde 2002, ano em que desbancou o então piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher. Só com a fornecedora de materiais esportivos Nike, o golfista ganha mais de 30 milhões de dólares por ano.

De acordo com a revista, o próximo esportista a atingir a marca de um bilhão de dólares será o ex-jogador de basquete Michael Jordan, dentro de quatro ou cinco anos.

Hexacampeão da NBA com os Chicago Bulls, Jordan acumulou cerca de 800 milhões de dólares desde 1984 e ainda ganha 45 milhões de dólares por ano, graças sobretudo a um contrato com a Nike que ainda hoje fabrica artigos com seu nome.

Nenhum comentário: