quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Projeto para evitar saída de jogadores abaixo de 18 anos é aprovado por comissão

Um projeto do Senador Demóstenes Torres (DEM-GO) para proibir a saída de atletas menores de 18 anos para clubes do exterior foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

É um importante passo para evitar a debandada de garotos brasileiros para o futebol internacional. A informação é do jornal O Globo.

No entanto, o eterno desejo dos dirigentes dos principais clubes brasileiros ainda terá que passar ainda pelas comissões de Educação e de Assuntos Sociais do Senado antes de ser enviada à Câmara dos Deputados.

A proposta, que já tem parecer favorável do Senador Álvaro Dias (PSDB-PR), modifica pontos importantes da Lei 9.615, a Lei Pelé, como por exemplo, o aumento dos tempos de contrato dos jogadores e o aumento de dois para quatro anos o prazo máximo para renovação do primeiro contrato profissional de cada atleta.

"As medidas sugeridas proporcionarão estímulo e segurança jurídica aos clubes que investem em novos talentos e evitarão transferências precoces para o exterior", afirmou Álvaro Dias no relatório favorável ao projeto do senador do Democratas-GO.

Mas nem tudo é boa notícia. Segundo o jornal carioca O Globo, "a proposta pode esbarrar em forte resistência de jogadores e de empresários de atletas em início de carreira".

De acordo com o senador do PSDB-PR, as restrições do projeto "garantirão a jovens atletas a oportunidade de exercer seu potencial por mais tempo no Brasil e de adquirir a maturidade necessária para avaliar a confiabilidade e conveniência de contratos de trabalho em países distantes e com idioma distinto".

Um comentário:

Anônimo disse...

É impressionante o erro cometido com a aprovação deste Projeto, posto que a proibição deste vai de encontro ao maior sonho de realização de qualquer jovem jogador de futebol que tem em vista uma oportunidade de irem para clubes no exterior!
Penso que a saída de jogadores pode ser benéfica até mesmo para os clubes pq pode abrir mais oportunidades para outros jovens tb se revelarem neles.
É necessário que haja uma regulamentação específica para jogadores de futebol e para os jogadores de futebol menores de idade! Tem que ser eficiente para que possa assegurar aos clubes o direito que eles têm por proporcionar revelação e todo apoio que o clube investe nestes jogadores e também a suas famílias que são beneficiadas com esse apoio.
Os clubes merecem essa legislação para que sejam protegidos dos empresários vampiros que lhes roubam a oportunidade de retorno de seu investimento aos menores jogadores que são seduzidos por estes e levados sem qualquer cerimônia nem satisfação dos clubes que acreditaram e os apoiaram até revelarem-se.

obrigada,

SUPER ANA
para contato comigo mande email para : ana.r_df@hotmail.com