domingo, 4 de outubro de 2009

F1: Vettel vence no Japão e adia festa de Button

Terra

Única ameaça ao título que parecia cada mais vez mais certo que ficaria na Brawn GP, o alemão Sebastian Vettel adiou a decisão da Fórmula 1 na manhã deste domingo ao vencer o Grande Prêmio do Japão com total domínio do início ao fim. O jovem piloto da Red Bull largou na pole e abriu boa vantagem já na primeira volta da corrida, que teve ainda Rubens Barrichello na sétima colocação e o líder Jenson Button apenas na oitava, resultado que mantém a definição do campeonato para as duas últimas etapas, a serem realizadas no Brasil e Emirados Árabes.

Além de se manter vivo na briga pelo inédito título, mas com ainda 16 pontos de desvantagem em relação ao líder (nos 20 que ainda serão disputados), Vettel encerrou um jejum da Red Bull na temporada, já que a equipe esteve afastada das vitórias nas últimas cinco corridas. Após emendar grande sequência de seis pódios em três provas disputadas entre junho e julho, a escuderia entrou em uma fase ruim a partir da disputa na Alemanha.

Agora, ao tirar nove pontos em relação ao líder, a revelação da Red Bull alcança os 69 e encosta em Barrichello na segunda colocação, já que o brasileiro só marcou dois no circuito de Suzuka e chegou aos 71. Enquanto isso, o piloto inglês foi aos 85, coroando estratégia de arriscar pouco no Japão, já que mesmo saindo da incômoda décima posição, conseguiu se recuperar e chegar à zona de pontuação.

Com apenas 19 carros no grid, já que o alemão Timo Glock cortou a perna em um forte acidente ocorrido na véspera e assistiu à prova nos boxes da Toyota, a largada em Suzuka beneficiou os desafiantes a Button na luta pelo título. Enquanto Vettel resistiu aos ataques de Hamilton na primeira reta e conseguiu abrir boa vantagem na sequência, Barrichello sustentou a sexta posição e viu o líder cair da décima para a 11ª colocação, distante da zona de pontuação.

No entanto, o bom momento do brasileiro não durou muito neste início. Depois de esboçar uma perseguição à Ferrari de Kimi Räikkönen, Barrichello não acompanhou o ritmo do finlandês e deixou o rival se distanciar, ao mesmo tempo em que Button recuperava a posição de origem ao deixar para trás Robert Kubica, da BMW, logo na volta de número 4.

Já na 15ª, a sorte voltou a andar ao lado do carro do líder, colocando o inglês na oitava posição sem precisar fazer força. Atrás da disputa acirrada entre Adrian Sutil e Heikki Kovalainen, Button foi beneficiado por um leve choque entre os representantes de Force India e McLaren e herdou o posto, embora os dois ainda conseguissem se refazer e voltar à pista.

Outro que largou bem no circuito de Suzuka foi o inglês Lewis Hamilton. Dono da terceira posição do grid, o atual campeão subiu uma posição ainda na reta inicial e já mostrou a força do Kers (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) da McLaren ao abrir boa vantagem sobre Jarno Trulli, da Toyota. No entanto, após a volta número 37 e a troca de pneus e reabastecimento dos dois pilotos, o italiano voltou na frente e reassumiu a segunda colocação para registrar o sexto pódio da equipe em 2009, o segundo consecutivo.

Já na etapa final da corrida, pouco depois de Barrichello perder a sexta posição para o alemão Nico Rosberg (Williams), uma forte batida do espanhol Jaime Alguersuari, da Renault, tratou de dar mais emoção à disputa e levar o safety car à pista por cinco voltas.

No entanto, após o reinício e com pouco tempo para acelerar, os pilotos mantiveram as posições e adiaram a definição para o próximo dia 18 de outubro, em Interlagos, que pode conhecer o campeão da Fórmula 1 pelo quarto ano consecutivo. Para que isso não aconteça, Barrichello precisa somar cinco pontos a mais que Button, deixando a desvantagem em apenas nove para a decisão em Abu Dhabi, em 1 de novembro.

Confira o resultado final do Grande Prêmio do Japão:

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 67 voltas em 1h28min20s443
2. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 4s877
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 6s472
4. Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) - a 7s940
5. Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 8s793
6. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 9s509
7. Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - a 10s641
8. Jenson Button (ING/Brawn GP) - a 11s474
9. Robert Kubica (POL/BMW) - a 11s777
10. Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 13s065
11. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 13s735
12. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - a 14s596
13. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 14s959
14. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 15s734
15. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 17s973
16. Romain Grosjean (FRA/Renault) - a 1 volta
17. Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 2 voltas

Nenhum comentário: