sábado, 17 de outubro de 2009

F1: Rubinho conquista a pole no GP do Brasil

Informações da Mala e do portal Terra
Foto: AP

Debaixo de fortes chuvas que caíram na tarde de hoje sobre o autódromo de Interlagos, o piloto brasileiro Rubens Barrichello, da Brawn GP, conquistou a pole position, seu companheiro de equipe e rival na disputa do título, Jenson Button, será apenas o 14º colocado no grid.

O brasileiro cravou o tempo de 1min19s576, seguido pelo australiano da Red Bull, Mark Webber, com 1min19s668. Em terceiro lugar vem o alemão Adrian Sutil, da Force India, com 1min19s912.

Foi a 14ª pole na carreira do piloto veterano. A última vez que o piloto havia largado em primeiro foi em 2004, exatamente em Interlagos, quando ainda defendia a Ferrari. Além disso, foi a terceira vez que Barrichello cravou a volta mais rápida em casa.

Desde a abertura dos trabalhos até a definição do grid, passaram-se cansativas duas horas e 42 minutos.

No entanto, a enorme duração do treino não significa que os carros trabalharam este tempo todo. Pelo contrário: a insistente chuva que atingiu o circuito de Interlagos provocou duas paralisações que, juntas, somaram uma hora e 23 minutos. Curiosamente, ao término do Q3, o sol ameaçou aparecer em São Paulo.

O aguaceiro em Interlagos fez a sua primeira vítima logo aos quatro minutos de treino, quando Giancarlo Fisichella rodou na saída do "S do Senna" e ficou com o carro cruzado na pista, obrigando a intervenção da bandeira vermelha. Substituto de Felipe Massa na Ferrari, o piloto viu seu monoposto ser içado e não voltou mais para a disputa, amargando o último lugar.

Depois de uma paralisação de 12 minutos, imposta pela organização para que as condições da pista melhorassem, os carros voltaram à pista para fazer um Q1 no qual alguns dos principais candidatos à vitória se deram mal: precisando de um excelente resultado para seguir com chances de título, Sebastian Vettel foi eliminado da briga pela pole ao conquistar apenas a 16ª posição.

Vinte e cinco minutos de paralisação para as condições do asfalto melhorarem não foram suficientes. Assim que a pista foi liberada, Vitantonio Liuzzi, da Force India, deslizou na reta dos boxes e bateu, destruindo o carro. Felizmente, o piloto nada sofreu e saiu andando do carro. Com a necessidade de nova bandeira vermelha, a organização optou pela segurança e só autorizou os pilotos voltaram à pista quando parasse de chover. Resultado: mais uma hora e 11 minutos sem nada acontecendo no circuito.

Na volta, quem se deu mal foi Jenson Button: por mais que tenha tentado o líder do Mundial não conseguiu apresentar uma boa performance na pista ainda molhada e foi apenas o 14º no Q2, sendo eliminado.

Barrichello, por sua vez, escapou por pouco, conseguindo a 10ª e última vaga na Super Pole. Na disputa pela primeira colocação do grid, o dono da casa mostrou mais uma vez todo o seu talento com pista molhada e vê assim suas chances de título ganharem uma enorme força.

"Estou muito feliz, mas com os pés no chão. Tem muito chão ainda para acelerar e para ganhar", disse Rubinho.

"Mais do que nunca, não sinto o peso e sinto uma vibração muito boa. Estou lá, como franco-atirador, e vou tentar ganhar a corrida. O primeiro passo foi dado hoje, mas espero dar um segundo ainda maior amanhã", afirmou o piloto.

"Não estou olhando para os outros, estou olhando apenas para o meu, focado. E com esse foco vou tentar a vitória", disse o brasileiro, que se conteve na comemoração, ao contrário do que se acostumou a fazer em toda a sua carreira, e descartou mais uma vez que a pressão possa atrapalhar seu remdimento no domingo. "Estava bastante concentrado. Mas duas vezes saí do carro para ir ao banheiro, coisa inédita na minha vida", brincou.

Impedido de lutar por sua quarta pole position consecutiva no GP do Brasil, Felipe Massa reforçou a torcida para que mais um piloto da casa fizesse o melhor tempo nos treinos classificatórios deste sábado e mantivesse o domínio dos representantes do País no grid de largada das últimas edições. Presente no Autódromo de Interlagos, o piloto da Ferrari conferiu a boa performance de Rubens Barrichello na terceira sessão e vibrou ao falar da "volta perfeita" do compatriota.

"Torci bastante pelo Rubinho e por essa classificação. Ele teve até sorte de entrar em décimo (na segunda sessão), mas depois fez a volta perfeita, a volta ideal", afirmou Massa, em entrevista à Rádio Jovem Pan, no momento em que deixava o circuito de Interlagos.

Confira o grid de largada em Interlagos:

Q3
1. Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - 1min19s576 2. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min19s668
3. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min19s912
4. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min20s097
5. Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) - 1min20s168
6. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min20s250
7. Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min20s326
8. Robert Kubica (POL/BMW) - 1min20s631
9. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min20s674
10. Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min21s422

Q2
11. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota) - 1min21s960
12. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min22s231
13. Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min22s477
14. Jenson Button (ING/Brawn GP) - 1min22s504
15. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min24s297 (Q1) - sem tempo no Q2

Q1
16. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min25s009
17. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min25s052
18. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min25s192
19. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min25s515
20. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1min40s703

Nenhum comentário: