domingo, 4 de outubro de 2009

Imprensa indiana se mira no Rio para futuros Jogos Olímpicos na Índia

Redação e agências nacionais

A decisão do Comitê Olímpico Internacional de realizar os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro repercutiu nas manchetes dos jornais indianos, que se perguntaram se a Índia está preparada para essa tarefa.

"Hora do carnaval no Rio" ou "Samba mágico" foram algumas das manchetes dos jornais, embora estes tenham recorrido às agências de notícias para dar a notícia e destacaram o fracasso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em sua aposta por Chicago.

A cerimônia do COI despertou um interesse moderado nas televisões do país. Na mesma hora que o Rio esperava a designação, o canal informativo NDTV debatia a marcha dos Jogos da Commonwealth, que Nova Délhi organizará em 2010.

Embora as autoridades de Nova Délhi tenham iniciado obras faraônicas para acondicionar as instalações esportivas, nos meios de imprensa ganhou peso nas últimas semanas a preocupação pelos atrasos e diferentes aspectos organizativos dos Jogos.

Mas a vitória do Rio foi vista com esperança por alguns meios da imprensa indiana, que se miram na candidatura brasileira com vistas a futuros Jogos Olímpicos na Índia.

"A vitória do Brasil será uma lição para a Índia, que sofre para estar pronta para os Jogos da Commonwealth de 2010, mas espera apostar nos Jogos de 2024 ou posteriores", afirmou ontem no Times of Índia, o jornalista Chidanand Rajghatta.

Esse periódico não deixa de lado os problemas de crime e violência que o Rio sofre, e atribui a vitória a que os Jogos nunca tinham acontecido até agora na América do Sul.

Nenhum comentário: