domingo, 31 de maio de 2009

ANUNCIADAS AS 12 CIDADES-SEDE PARA A COPA DE 2014, PERNAMBUCO É SEDE!

Redação
Fotos: Projetos das Sedes-Divulgação

A FIFA acaba de confirmar as 12 Cidades-sede para a Copa do Mundo de 2014.

No 59º Congresso da entidade, os brasileiros viviam a expectativa de conhecerem oficialmente as 12 cidades que receberão a honra de sediar partidas da Copa do Mundo de 2014, confirmada no Brasil desde 2007.

Das 12 sedes, cinco estão situadas no Sul ou Sudeste do país, a região mais rica financeiramente. A região mais discriminada do Brasil, o Nordeste foi agraciado com quatro cidades! Centro-Oeste e Norte possuem duas e uma representante, respectivamente.

Cinco cidades lamentam a ausência na escolha das sedes, entre elas Goiânia e Florianópolis, que, ao contrário de Fortaleza, Cuiabá, Manaus e Natal, possuem times na elite do Campeonato Brasileiro. Outras que ficaram de fora da festa foram Campo Grande-MS, Rio Branco-AC e Belém-PA.

Antes do anúncio, o presidente da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter, felicitou o povo brasileiro e fez agradecimento especial do Presidente da República, o nordestino e pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva e a João Havelange, presidente de honra da FIFA.

"Ter 10 sedes era o princípio da FIFA, mas a intervenção de Ricardo Teixeira e o interesse do país fizeram com que chegássemos ao número de 12", admitiu Blatter durante o anúncio.

"Antes do anúncio oficial, eu gostaria de pedir que os presentes no Congresso aplaudissem o grande João Havelange, o primeiro presidente sulamericano da FIFA, que fez história na entidade e verá, se Deus quiser, a Copa do Mundo no seu país", disse o atual presidente.

São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Recife receberam os jogos da Copa do Mundo de 1950 e novamente serão sede da Copa do Mundo de Futebol.

A curiosidade é que, dos seis estádios que receberam os jogos, somente um deve repetir o feito em 2014: o Maracanã, construído exatamente para a Copa de 50, que foi palco da final, onde o Brasil perdeu para o Uruguai, novamente o Maraca deve ser a sede da final. Pacaembu (São Paulo), Raimundo Sampaio (Belo Horizonte), Vila Capanema (Curitiba), Estádio dos Eucaliptos (Porto Alegre) e Ilha do Retiro (Recife) foram as outras sedes.

Veja as 12 Cidades-sede e os estádios que deverão ser entregues:

Região Norte:
Manaus-AM

Região Centro-Oeste:
Cuiabá-MT

Brasília-DF

Região Sul:
Curitiba-PR

Porto Alegre-RS

Região Sudeste:
Belo Horizonte-MG

Rio de Janeiro-RJ

São Paulo-SP

Nordeste:
Fortaleza-CE

Salvador-BA

Natal-RN
Recife-PE

Agora é deixar a poeira "assentar" e dobrar as mangas imediatamente para fazer a maior Copa do Mundo de Todos os Tempos no País do Futebol!

Nenhum comentário: