terça-feira, 19 de maio de 2009

NBA: Confira as finais das Conferências e sua análise

Redação e agências nacionais

Chegou a hora de ver quem é que vai brigar pelo título de campeão da temporada na NBA. A definição dos finalistas do campeonato 2008/09 começa nesta terça-feira, quando começam as decisões das Conferências (algo que na minha opinião poderia ser adotado no NBB, para ficar mais econômica a disputa do torneio).

Na Conferência Leste, o Cleveland Cavaliers enfrenta o Orlando Magic. Já na Oeste, o Los Angeles Lakers medirá forças com o Denver Nuggets.

Veja a análise dos dois confrontos:

Conferência Leste:
O Cleveland Cavaliers chega à final da Conferência Leste como franco favorito (talvez até ao título nacional da temporada). Dono da melhor campanha da fase regular, com 66 vitórias e 16 derrotas, atropelou todos os que atravessaram seu caminho nos playoffs. Eliminou o Philadelphia 76ers e o Detroit Pistons, ambos por 4 a 0, e teve uma semana a mais que o adversário para se preparar para a decisão.

A principal arma dos Cavs é o ala LeBron James (que chegou a ser comparado a Michael Jordan esses dias naquelas bandas). James recebeu o título de MVP (Most Valuable Player, melhor jogador), ele foi o cestinha de todos os confrontos da franquia de Cleveland nos playoffs, com média acima de 32 pontos por partida (aproximadamente 32,9) na fase decisiva. O brasileiro Anderson Varejão aparece como uma boa opção na reserva imediata e quando entrou em quadra agradou a todos em toda a temporada.

Os Cavs buscam seu segundo título da Conferência Leste. Na temporada 2006/07, LeBron conduziu a equipe à vitória sobre o Detroit Pistons na decisão, mas não conseguiu evitar a derrota para o San Antonio Spurs na disputa do título da NBA.

Já pelos lados do Orlando Magic, o time vem embalado pela vitória histórica sobre o Boston Celtics, atual campeão da NBA, por 4 a 3. Foi a primeira vez que a franquia de Massachusetts perdeu um jogo "sete" em casa. Terceiro colocado na fase regular, com 59 vitórias e 23 derrotas, o time da Flórida bateu o Philadelphia 76ers na primeira rodada dos playoffs por 4 a 2.

Melhor defensor do ano, o pivô Dwight Howard tem sido decisivo para o sucesso do Magic. O "Superman" obteve a marca de 16,6 rebotes por jogo durante os playoffs, além de 19,6 pontos.

O Magic também quer conquistar a Conferência Leste pela segunda vez. Ainda com Shaquille O’Neal, a franquia bateu o Indiana Pacers na decisão, mas foi atropelada pelo Houston Rockets na final da NBA por 4 a 0.


Conferência Oeste

O Los Angeles Lakers é o maior campeão da história da Conferência Oeste. Foram 29 títulos, o último deles no ano passado, sobre o San Antonio Spurs. Para aumentar a coleção de troféus, o time da Califórnia manteve a base do ano anterior, quando foi derrotada pelo Boston Celtics na decisão da NBA.

O ala-armador Kobe Bryant, MVP da temporada passada, continua sendo o cérebro, o coração, o motor da equipe, com média de 27,4 pontos nos playoffs. O pivô espanhol Pau Gasol é a arma no garrafão, com 10,8 rebotes e 18,5 pontos.

Os Lakers sobraram durante a temporada regular e terminaram com a melhor campanha do Oeste, com 65 vitórias e 17 derrotas. Depois de atropelarem o Utah Jazz na primeira rodada dos playoffs por 4 a 1, a franquia foi surpreendida nas semifinais. Mesmo sem Yao Ming e Tracy McGrady, o Houston Rockets levou a série para o sétimo jogo, provocando um desgaste inesperado para o time da Califórnia.

Já o Denver Nuggets é a grata suspresa desta temporada. A troca de Allen Iverson por Chauncey Billups mudou a cara da equipe, que nunca conquistou um título de Conferência. O veterano armador deixou o time mais equilibrado e conduziu a franquia à segunda melhor campanha do Oeste na fase regular, com 54 vitórias e 28 derrotas.

Durante os playoffs, o time do Colorado atropelou seus adversários, eliminando New Orleans Hornets e Dallas Mavericks por 4 a 1. As séries curtas deram maior tempo de preparação à equipe, que deve entrar descansada para os confrontos decisivos.

Além de Billups, os Nuggets se apoiam no talento do ala-pivô Carmelo Anthony, titular da seleção dos EUA e que manteve média de 27 pontos nos playoffs. O brasileiro Nenê Hilário conquistou o posto de titular nesta temporada e tem correspondido, com 12,5 tentos por jogo.


(Ao que tudo indica teremos ótimos confrontos e uma grande final na NBA, que dá um show de organização e é parâmetro para todas as outras ligas de basquete profissional do Mundo, aqui no Brasil estamos começando a caminhar rumo à organização com a NBB, ainda estamos longe, mas um dia, chegaremos em um nível respeitável como o da liga Norte-americana de Basquete Profissional.)

Nenhum comentário: