quarta-feira, 27 de maio de 2009

Liga dos Campeões 2008-09: Barça! Barça! Barça!

O talento venceu. Na final da Liga dos Campeões 2008/09, o futebol mais bonito do mundo foi superior.

No confronto esperado entre os campeões nacionais da Inglaterra e Espanha, deu Barcelona sobre o Manchester United.

Nesta quarta-feira, o time espanhol venceu os Red Devils, por 2 a 0, no Estádio Olímpico de Roma, Itália. Este foi o terceiro título europeu na hisória do Barça, que havia conquistado a Liga em na temporada 1991/92, e na temporada 2005/06. Quem levou a melhor no duelo entre Messi x Cristiano Ronaldo foi o argentino, autor do segundo gol, mas quem marcou o primeiro gol da partida não foi nem um dos dois mais focados pelas câmeras, e sim o camaronês Eto'o.

Com o título, o Barcelona acabou com um jejum de 14 anos. A última vez que o Barça havia derrotado o Manchester United foi no dia 12/11/1994, quando goleou o time inglês, por 4 a 0, em jogo disputado no Camp Nou, casa do time catalão. Outro "problema" que o time espanhol teria, era o de enfrentar o time inglês que era o atual campeão e também tinha ficado com o caneco em outras duas oportunidades (68 e 99).

Vale lembrar que com o título, o Barcelona se credencia a disputar o Mundial Interclubes da FIFA, em dezembro, em Dubai, Emirados Árabes.

No jogo, o Barcelona começou a partida visivelmente mais nervoso que o Manchester. Os Diabos Vermelhos dominaram os minutos iniciais marcando a saída de bola dos rivais. Logo no primeiro minuto, Cristiano Ronaldo assustou em cobrança de falta que Valdés rebateu para o meio da área. Por sorte do Barça, a zaga afastou antes de Park pegar a sobra.

Até os 10 minutos, só deu Manchester, até que Eto'o arrancou pela direita e abriu o placar para o Barcelona, que daí em diante, passou a tomar conta do jogo e mostrar porque é considerado o time que joga o futebol mais bonito do mundo na atualidade.

O Barça mandou em todo o primeiro tempo depois do gol, embalando belas sequencias de toque de bola entre seus jogadores no meio do campo.

No segundo tempo, Sir Alex Ferguson tentou pôr o Manchester mais ofensivo e sacou Anderson para lançar o argentino Tévez. A mexida não surtiu o efeito esperado logo de cara e o Barcelona passou a dominar ainda mais. Nos dez primeiros minutos, o Manchester assistiu ao rival jogando. Aos 7', Xavi carimbou a trave de Van der Sar em cobrança de falta da meia-lua.

Melhor em campo, aos 27' o espanhol avançou pela direita e levantou "com a mão", "com carinho e com açúcar" para Messi, livre na grande área. "La Pulga" subiu com estilo e testou no canto oposto de Van der Sar. Um belo gol do Barcelona e improvável, um baixinho cabeceando no meio dos zagueiros. Xavi foi eleito o melhor em campo na final.

Um detalhe entre os técnicos, o comandante do Manchester United, Sir Alex Ferguson tem 35 anos como técnico, Josep Guardiola, técnico do Barcelona, tem 38 anos de idade, no primeiro título de Ferguson como técnico, Pepe Guardiola tinha apenas 7 anos de idade.

Uma pergunta não sai da cabeça, será que agora Cristiano Ronaldo, ou "CR7" como ele mesmo prefere, vai novamente ser eleito o Melhor Jogador do Mundo?

Nenhum comentário: