sábado, 30 de maio de 2009

NBA: Lakers levam título da Conferência Oeste e garantem final nacional

Redação e agências nacionais

O Los Angeles Lakers sagrou-se campeão da Conferência Oeste da NBA na noite desta sexta-feira ao derrotar o Denver Nuggets por 119 a 92. A comemoração veio em terreno adversário, e o time californiano fez parecer fácil a vitória, que fechou a série em 4 a 2 e colocou os Lakers nas finais da NBA pela 30ª vez, em busca de seu 15º título.

O principal personagem na conquista foi Kobe Bryant, que brilhou com 35 pontos e dez assistências, e chega pela sexta vez na carreira na disputa pelo título. Bryant centralizou as ações ofensias no último período e estancou todo esboço de reação dos Nuggets.

Apesar disso, ele protagonizou um momento embaraçoso. No início do terceiro período, recebeu totalmente livre na asa esquerda e arriscou um chute de três pontos que sequer tocou o aro.

Os Lakers lideraram o jogo de ponta a ponta, no primeiro quarto abriram cinco pontos de vantagem e no intervalo já venciam por 53 a 40. Na volta dos vestiários, após um começo atrapalhado, o time visitante esticou a liderança para 15 pontos.

Visivelmente abalado, o time da casa passou a desperdiçar oportunidades. Os Nuggets chegaram até mesmo a extrapolar. Kenyon Martin, após ir ao chão em um encontrão com Sasha Vujacic, agarrou a perna do adversário e não queria mais soltar. Carmelo Anthony, que foi o cestinha da equipe do Colorado com 25 tentos, foi puxado pelo técnico George Karl para dar lugar a Linas Kleiza.

Aproveitando a ampla vantagem, Phil Jackson também removeu sua estrela do jogo e deixou Bryant no banco. O terceiro período terminou 83 a 67. No último período, os Lakers alargaram a margem para 20 pontos logo nos três primeiros minutos de jogo, por 94 a 74.

Depois de duas belas jogadas de Nenê, Linas Kleiza arrematou com uma bola de três para erguer a torcida. Mas Bryant apaziguou a situação, e, aos poucos, a vitória de Los Angeles ficava cada vez mais nítida.

O brasileiro Nenê, aliás, teve uma noite apagada, apesar de ter permanecido em quadra por 33 minutos: marcou oito pontos e pegou seis rebotes. J.R Smith foi um dos destaques do time anfitrião, com 24 pontos.

Nenhum comentário: