domingo, 24 de maio de 2009

Mais uma vez Button vence na F1, Rubinho é o segundo

Redação e agências nacionais

Depois de conquistar a pole position, o líder do campeonato, Jenson Button, mais uma vez venceu com sobras na temporada da Fórmula 1 2009.

Neste domingo, durante a disputa do GP de Mônaco, o inglês da Brawn GP venceu a quinta prova (de seis disputadas), e aumentou a vantagem na liderança do Mundial. A segunda colocação ficou com o companheiro de equipe, o brasileiro Rubens Barrichello.

Depois de conquistar a pole position pela quarta vez na temporada, Button liderou a prova inteira sem ser ameaçado (bem a cara de Mônaco). Na 36ª volta, ele obrigou os fiscais a mostrarem uma bandeira azul a Lewis Hamilton, atual campeão do mundo, e colocou uma volta em cima do piloto da McLaren.

Companheiro de Brawn GP, Barrichello assumiu a segunda posição logo após a largada, após ultrapassar o finlandês Kimi Raikkonen. Nesta temporada, a mais nova equipe da F1 já conseguiu dobradinhas na Austrália e na Espanha, sempre com o inglês no lugar mais alto do pódio.

Em uma prova da significativa evolução da Ferrari, o Raikkonen garantiu um lugar no pódio e foi seguido pelo brasileiro Felipe Massa. Já Nelsinho Piquet, da Renault, abandonou a prova após um acidente com o suíço Sebastien Buemi e sua Toro Rosso.

Com estes resultados, Button fica com uma vantagem ainda mais confortável na liderança do Mundial. O piloto agora totaliza 51 pontos ganhos e aumenta para 16 a diferença em relação ao companheiro Barrichello, segundo colocado na tabela de classificação.

Button largou bem e liderou desde o início. Terceiro colocado no grid, Barrichello partiu para cima de Raikkonen e ganhou uma posição logo no começo. Massa, por sua vez, chegou a ter sua posição ameaçada, mas conseguiu defender o quinto lugar.

Hamilton, que largou do último lugar por ter trocado de câmbio nos treino oficial, iniciou uma corrida de recuperação com a McLaren. Nelsinho Piquet começou em 12º e chegou a ganhar uma posição, mas abandonou na 10ª volta, após receber uma batida de Sebastien Buemi na traseira.

Depois da primeira rodada de pit stops em Monte Carlo, Button manteve a liderança. Já Barrichello foi o primeiro entre os líderes a fazer o segundo pit stop. Em seguida, os boxes da Brawn GP receberam Button.

O inglês voltou à pista entre Raikkonen e Massa, mas não demorou para retomar a liderança, posição em que manteve até o final. O próximo GP será disputado no domingo que vem, dia 7, em Istambul, na Turquia.

Confira o resultado final do GP de Mônaco:

1. Jenson Button (ING/Brawn GP) - 78 voltas em 1h40min44s282
2. Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - a 7s666
3. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 13s443
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 15s110
5. Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 15s730
6. Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 33s586
7. Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 37s839
8. Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - a 1min03s142
9. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - a 1min05s040
10. Timo Glock (ALE/Toyota) - a 1 volta
11. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - a 1 volta
12. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 1 volta
13. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 1 volta
14. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1 volta
15. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 2 voltas


Não completaram:

Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
Robert Kubica (POL/BMW)
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
Nelsinho Piquet (BRA/Renault)
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)

Nenhum comentário: