segunda-feira, 25 de maio de 2009

Futebol Internacional: Federação dos Estados Unidos convida Irã para amistoso

A Federação de Futebol dos Estados Unidos convidou a seleção do Irã para um amistoso, apesar da falta de relações diplomáticas entre os países há 30 anos.

Segundo a agência Irna, o presidente da Federação Iraniana, Ali Kafasin, admitiu o pedido e informou que está estudando o mesmo.

"A organização da partida não está definida, mas serão avisados quando chegar o momento",
disse Kafasin.

O esporte pode ser um recurso para melhorar as relações diplomáticas entre países inimigos, como já aconteceu com a "diplomacia do pingue-pongue" entre China e Estados Unidos nos anos 70.

A visita aos Estados Unidos da Seleção Iraniana precisa do aval das autoridades dos órgãos estatais persas responsáveis pelas atividades esportivas e do ministério das Relações Exteriores, além da aprovação do técnico Afshin Qotbi.

Um dos maiores êxitos da seleção do Irã aconteceu na Copa do Mundo da França-1998, quando os iranianos derrotaram justamente os Estados Unidos por 2 x 1 na primeira fase da competição.

As duas seleções se enfrentaram ainda em um amistoso, em janeiro de 2000 na Califórnia, que terminou 1 a 1.

Irã e Estados Unidos estão em uma disputa diplomática sobre o programa nuclear iraniano, já que a comunidade ocidental teme possíveis aplicações militares.

Nenhum comentário: