domingo, 31 de maio de 2009

Noivos e adolescentes "alegres" roubam cena em reunião da FIFA

Redação e agências nacionais

Enquanto "engravatados" se trancaram para o primeiro dia de reuniões do 59º Congresso da FIFA, neste sábado, em Nassau, nas Bahamas, a poucos metros da sala de encontro, a rotina agitada do Atlantis, luxuoso resort, diante dos cartazes com o nome da FIFA, muitos olhares de estranheza dos hóspedes e visitantes, na maioria norte-americanos, poucos familiarizados com o futebol.

Entre a cerimônia de casamento e a festa para os convidados, casais de noivos passam pelos corredores, param perto da sala de reuniões da FIFA diante de uma fonte, com golfinhos cuspidores d'água. Pra quê? Sessão de fotos. Convidados passam em fila com taças de champanhe.

De repente aparece um grupo de adolescentes americanos. Um mais exaltado pula na frente dos cinegrafistas aos gritos. "Querem me filmar? Podem filmar!", outro mais sóbrio pede desculpas pelo colega. Mas um terceiro continua o pequeno escândalo. "Filmem isso. Tragam a Copa do Mundo para os Estados Unidos! A África do Sul não está com nada!", grita, mostrando um arsenal de caras, bocas e gestos.

O tempo passa e os membros do Comitê Executivo da FIFA continuam trancafiados, provavelmente discutindo temas como o novo limite de idade para atletas das seleções olímpicas. Do lado de fora da sala, mais curiosos.

Um turista inglês se aproxima. O olhar vidrado já mostra que alguém muito mais fã do futebol do que os norte-americanos está na área. "Por favor, podem me dar uma informação? Onde está o Pelé?", pergunta o britânico. Até onde se sabe, o Rei do Futebol não está em Bahamas para o congresso.

"Que pena! Tenho uma foto dele com a camisa 10 e queria um autógrafo"
, conta o torcedor do Everton, que exibe a camisa do clube de coração com orgulho em Nassau, mas lamenta a derrota deste domingo na final da Copa da Inglaterra para o Chelsea.

Alguns poucos delegados da FIFA começam a surgir nos corredores. É o fim da reunião. Mas nada das figuras mais emblemáticas, como os ex-jogadores Michel Platini e Franz Beckenbauer. Nem o presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2104, Ricardo Teixeira. Assim como o presidente da Fifa, Joseph Blatter, todos conseguiram uma saída alternativa após o encontro.

Neste domingo, às 15h30 (de Brasília), após a segunda reunião do congresso, serão anunciadas as 12 cidades-sede de 2014. Entraram na disputa 17: Belém, Belo Horizonte*, Brasília*, Campo Grande, Cuiabá*, Curitiba*, Florianópolis, Fortaleza*, Goiânia, Manaus*, Natal*, Porto Alegre*, Recife*, Rio Branco, Rio de Janeiro*, Salvador* e São Paulo*.

* Prováveis escolhidas.

Nenhum comentário: